terça-feira, 14 de abril de 2009

Sucesso total da VIII Cavalgada Ecológica



Mais um evento taquaritinguense surpreende, tomando dimensões não esperadas pela organização. Realizada pela Secretaria de Turismo, a VIII Cavalgada Ecológica, tradicionalmente realizada no domingo de Páscoa (12), atraiu 560 cavaleiros vindos de quase 20 cidades de Pernambuco e da Paraíba. Além de centenas de pessoas que, mesmo sem cavalo, acompanharam o evento com seus veículos e motos contemplando as belíssimas paisagens que a Dália da Serra oferece. A chuva também fez parte do evento, mas nem ela conseguiu desanimar os participantes.
Muito forró pé-de-serra e um delicioso café da manhã regional preencheram a concentração do grupo, que aconteceu na Pousada Várzea Grande, de Taquaritinga. Este ano, o evento foi animado por Zito Barbosa, locutor oficial de cavalgadas do Estado. Em seguida, os cavaleiros seguiram para o centro da cidade, parando de frente à Igreja Matriz de Santo Amaro para receber a benção dada pelo Padre Elias. Pode-se dizer que este foi o momento mais emocionante. O padre, que há pouco havia iniciado a missa, pausou a celebração para dar a benção, que foi antecedida pelos versos declamados por Zito Barbosa e os aboios de Galego Aboiador.
Abençoada, a cavalgada seguiu sentido a zona rural. O “bate sela” aconteceu na residência de Luzia Casé, no sítio Paquivira. Lá, enquanto os cavalos descansavam, as pessoas aproveitaram para dançar forró, beber e comer “tira gostos” regionais. A próxima parada foi para o almoço na Fazenda Fagundes, sítio São Bento.
Desfrutando de uma paisagem de “encher os olhos”, os participantes foram animados pelo regional de Pedro de Bilau e por Galego Aboiador. Nesse momento, uma equipe formada por cinco estudantes de veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco estava analisando os cavalos para verificar o grau de desidratação e a situação física. Os animais já tinham passado por esse processo durante a concentração. O objetivo dos estudantes foi observar se houve alguma alteração causada pelo esforço físico do animal durante a cavalgada. “Levaremos as amostras de sangue para exames clínicos e análises laboratoriais na universidade”, disse o estudante Renan Fagundes. Mas a preocupação da organização do evento não foi só com os animais. Todo o trajeto foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, que estava de prontidão para algum eventual acidente. O que não aconteceu.
A cavalgada chegou ao centro da cidade por volta das 17 horas, e foi recebida por um público de 4 mil pessoas. A partir daí, a festa foi animada por Galego Aboiador, Bidinga do Acordeom e pela banda Gente Boa. “A VIII Cavalgada Ecológica superou todas as nossas expectativas. E o seu sucesso é creditado a todos os patrocinadores e colaboradores que nela acreditaram. Esse foi o grande passo para a sua inserção no Circuito Pernambucano de Cavalgadas, evento que será criado pelo Governo Estadual no ano que vem”, revelou Elisberto Costa, diretor de Turismo.