sexta-feira, 24 de março de 2023

Curta Taquary fomenta cultura e entretenimento na Terra do Café


Desde o último dia (16), que a Terra do Café vem respirando cinema com mais um Curta Taquary. O evento que está em sua 16ª edição é idealizado pelo cineasta Alexandre Soares com apoio do Governo Municipal de Taquaritinga do Norte, incentivo do Funcultura - Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco, Compesa, Prefeitura de Toritama, Mistika, Paróquia de Santo Amaro e Museu Amazônico.
Em sua programação oficinas, ações de conscientização para o meio ambiente e lógico, exibições de curtas metragens. Nesta edição, foram selecionados 80 curtas, entre 72 nacionais (de 19 estados!) e 8 internacionais (vindos da Argentina, Chile, Peru, França e Irã). E mais da metade das produções foram dirigidas por mulheres: ao todo, são
43 filmes de direção feminina.
O Curta Taquary é dos principais festivais de cinema de Pernambuco. O projeto tem um caráter de formação, tanto em termos práticos, com as várias oficinas, workshops e palestras que ofereceu desde sua primeira edição, quanto no que diz respeito à sensibilização das plateias. Por isso, tem também uma forte ligação com a educação e realiza ações sistemáticas juntos às escolas de Taquaritinga do Norte.
Durante as exibições dos curtas alunos da rede municipal de ensino estão indo até o cinema. É a junção de entretenimento, conhecimentos e incentivo à uma visão crítica, pois os filmes possuem grandes temas de cunho social voltados ao meio ambiente e preservação do nosso planeta.
Há três edições, o Festival se propôs um desafio: plantar uma muda de árvore para cada filme inscrito. Esse plantio está acontecendo junto com alunos da rede municipal. Já foram mais de mil plantios e a meta é dobrar este número
O festival segue até esta quarta - feira (22), no Cine Teatro Santo Amaro.