terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Prefeitura de Taquaritinga do Norte iniciou projeto de desativação do lixão

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte iniciou o processo de desativação do lixão que vai ser prioridade da atual gestão municipal no ano de 2019.

A prefeitura já iniciou o processo de estudos, laudos e termos de referência que já esta em andamento sendo desenvolvido pelo engenheiro ambiental e analista ambiental Dr. Manoel Rodrigues de Figueiredo Neto.

Os transtornos causados pelo lixão atingem comunidades como Situação, Jerimum e Algodão. Segundo a Diretoria de Meio Ambiente do município, além dos transtornos e danos ao meio ambiente, o número de incêndios criminosos tem aumentado nos últimos meses.

O prefeito ressaltou a importância do projeto para o avanço ambiental de Taquaritinga do Norte além da saúde da população das comunidades atingidas. Esse tema é sério e de grande responsabilidade e que possamos, com a parceria do MP que tem sido um grande parceiro e Diretoria de Meio Ambiente melhorar a qualidade de vida da população  melhorando o meio ambiente resolvendo esse problema que se transformou o lixão de Taquaritinga do Norte. Esperamos o mais breve possível levar a população essa ótima notícia do fechamento do lixão de nosso município", disse Lero.

Na ultima quinta feira dia 6 de novembro o prefeito Lero, a Diretora de Meio Ambiente Aline Cursino e o promotor de justiça de Taquaritinga do Norte Hugo Eugênio, participaram de uma audiência junto com o ministério publico de Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e representantes das prefeituras das cidades citadas, a fim de buscar soluções para os lixões de todas as cidades.

Na oportunidade a Diretoria de Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte expôs o direcionamento que o município de Taquaritinga esta tomando para solução deste problema. Segundo a Diretora de Meio Ambiente Aline Cursino, foi explicado aos participantes que Taquaritinga do Norte irá seguir o modelo do município de Toritama onde em breve vai enviar os resíduos sólidos gerado por Taquaritinga para um aterro sanitário, recomendado e licenciado pela CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente.

Em relação aos incêndios a Diretoria de Meio Ambiente tem tomado as medidas cabíveis fazendo campanhas contra as queimadas, acionando sempre o corpo de bombeiros de Toritama quando necessário além da prefeitura sempre fazer o trabalho com máquinas no próprio lixão separando os resíduos para evitar novos focos de incêndios.
A Diretora de Meio Ambiente, Aline Cursino, falou sobre ações da Diretoria. "Estamos sempre buscando conscientizar a população através de campanha e palestras e agora estamos trabalhando para desativação do lixão no sítio Raposo, já estamos elaborando o projeto junto com Dr. Manoel Rodrigues para muito em breve executar a desativação do lixão", disse Aline.