terça-feira, 4 de setembro de 2012

XIII Festa das Dálias agitou o fim de semana em Taquaritinga do Norte



Quem esteve em Taquaritinga do Norte no último fim de semana pode conferir um leque de atrações culturais, diversos shows musicais, exposições fotográficas que retratavam a vida cotidiana do povo brasileiro, enfim, diversas manifestações espalhadas por várias partes da cidade e distritos.

A Festa das Dálias também ofertou oficinas de dança, circo, literatura, música, grafite, artesanato, moda, audiovisual e fotografia, que foram iniciadas na terça-feira (28) e seguiram até à tarde do último sábado (01). Outro destaque na programação ficou por conta das artes cênicas com a encenação de vários espetáculos teatrais no salão paroquial. Quem também foi destaque foram os grupos de idosos da Dália da Serra e da comunidade do Jerimum que montaram um estande na praça e expuseram alguns trabalhos realizados pelos grupos.

O evento é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte e integra o Festival Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio. Na estrutura da festa, o público contou com o trabalho das policias militares e civil, bombeiros, delegacia móvel, DETRAN, estandes das Secretarias Municipal de Saúde, Turismo e Ação Social.  

A abertura dos shows musicais aconteceu na quinta feira (30) com as pratas da casa Forró Taquara e MPBaião que trouxeram o verdadeiro forró pé de serra para a praça central. Em seguida o ritmo deu uma mudada com a apresentação da Orquestra Ópera Banda Show com clássicos de rock, dance, soul, funk, brega e música pop brasileira, esquentando a noite para a esperada atração principal, o cantor Odair José.

Já passava da uma hora da madrugada quando o romântico Odair José subiu ao palco do Festival cantando sucessos que falavam de amor, tirando altos “gritinhos” da platéia presente. Canções como: “A noite mais linda do mundo”, “Foi tudo culpa do amor”, “Pare de tomar a pílula” e “Cadê você” fizeram parte do repertório, sendo as mais aguardadas e solicitadas pelo público.  Na segunda noite de shows (31) o ritmo predominante foi o romantismo, iniciando com o pernambucano Zé Cafofinho seguindo com o paulistano Marcelo Jeneci que embalou os apaixonados com suas canções que retratam o amor e a simplicidade das coisas. Fechando a noite o grande show de Fafá de Belém que levantou o público com suas músicas românticas.

A última noite de shows (01/09) ficou por conta de uma grande homenagem ao Rei do Baião com os shows de Forró do Bardigão, Fabiana Pimentinha, Josildo Sá e o Projeto Viva Gonzagão composto por Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Cezzinha, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Benil e Dudu do Acordeon transformando o palco principal numa grande festa, com o clima típico do interior. Na noite em que o baião e o arrasta-pé puxaram o passo do público, os shows seguiram até mais de 3 horas da madrugada do domingo (2/9), ignorando o frio que fazia na Dália da Serra.

Para os músicos presentes, é incontestável a influência do Rei do Baião nas suas produções e na maneira como o forró é visto hoje em dia. Cezzinha, um dos mais jovens artistas que se apresentou no Palco Nação Cultural, comentou sobre a importância do pernambucano para a música brasileira. ”Luiz Gonzaga é o carro-chefe de todos os artistas. Ele cantou e mostrou o Nordeste que hoje continua existindo. Foi ele quem mostrou o Nordeste ao Brasil, ele é nosso grande mestre”, completou.