terça-feira, 4 de setembro de 2012

CORTEJO CULTURAL



As ruas do centro de Taquaritinga do Norte foram tomadas, na tarde deste sábado (1/09), pela cultura popular. Os grupos de idosos Dália da Serra e Flor de Jerimum, os Bois Esperança e Estrela, as Calus Frevança, Independente e Prudentes, o grupo de bacamarteiros Cravos da Taquara e o Cavalo Marinho de Feira Nova participaram do cortejo da XII Festa das Dálias, enchendo as ruas de cores e sons.

João Bernardino, presidente do Boi Estrela, da cidade de Limoeiro, veio a Taquaritinga pela primeira vez e estava muito satisfeito em participar do festival. “É muito bom não brincarmos apenas no Carnaval, assim podemos manter melhor nosso brinquedo e os brincantes ficam felizes”, disse ele, que resgatou o Boi Estrela há 22 anos – o grupo existe desde 1938, mas passou alguns anos desativado.

Para a coordenadora de Cultura Popular da Secult/PE Alexandra Lima, a circulação dos grupos pela região é uma questão fundamental para o festival. “A ideia é fazermos esse intercâmbio entre as cidades para que eles levem sua cultura para outros lugares e o público possa conhecer o que está sendo produzido na sua própria região”, afirmou. E foi exatamente esse aspecto que o presidente do Boi Esperança enfatizou: “Estamos muitos felizes em trazer nosso grupo para outra cidade e justamente numa iniciativa tão importante para nós, brincantes. Queremos viajar mais ainda”, afirmou Alexsandro Andrade, que coordena o grupo há dez anos.