quarta-feira, 11 de abril de 2012

Funcionários da Secretaria de Saúde participam de palestra



O Auditório Edivaldo Felix da Silva na sede da Prefeitura de Taquaritinga do Norte foi palco na manhã de ontem (10) para uma palestra sobre a doação de medula óssea. A mesma foi ministrada pela diretora da ONG ATMO (Amigos do Transplante da Medula Óssea) e contou com a participação de funcionários das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e os Agentes de Endemias.

Na ocasião, foram esclarecidas várias duvidas dos participantes quanto à doação da medula óssea, destacando que um simples gesto pode salvar várias vidas.

A palestra já faz parte da campanha que acontecerá nos próximos dias na Dália da Serra, onde pessoas com idade entre 18 e 54 anos poderão se cadastrar como doadores voluntários de medula nos postos de Saúde da Família do município.

Fique por dentro!

O que é medula óssea?
É a fábrica do nosso sangue encontrada no interior dos ossos, popularmente conhecida como “tutano” que produz os componentes do sangue.

Quem pode ser doador?
Pessoas entre 18 e 54 anos que tenham boa saúde independente do peso e do tipo sanguíneo.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível?
Estima-se que seja de aproximadamente 25 a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 1000 mil em pessoas que não sejam parentes. Esta dificuldade se dá pela miscigenação da população brasileira.

Como a medula óssea é removida?
- Punção no osso da bacia, através de agulhas especiais sob anestesia.
- Aférese: coleta por via periférica que se assemelha a uma doação de sangue. Sem necessidade de anestesia ou internação.
- Cordão umbilical.

Quais os riscos para os doadores?
Os riscos são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e dentro de 10 dias a mesma já se recompõe pelo organismo.