quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Zona rural com mais poços restaurados


Desde o mês de agosto que a Secretaria de Agricultura, em parceria ao Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, vem realizando um trabalho que está levando água às comunidades rurais. Só em outubro, mais quatro localidades tiveram seus poços restaurados (Minguaiu, Varzinha, Serra dos Bois e Lagoa do Jucá – a última foi recursos próprios do Governo Municipal). Tal parceria irá restaurar o total de treze poços, perfurar onze e restaurar também quatro dessalinizadores. Além disso, a Secretaria tem uma equipe treinada para dar manutenção ao restante dos poços do município, uma vez que a meta é deixar 100% desses reservatórios de água em pleno funcionamento.
.
O poço do Minguaiu estava desativado desde o início deste ano, porque teve sua bomba roubada, deixando cerca de 30 famílias sem água. O mesmo aconteceu com o de Varzinha, que abastece a uma média de 50 famílias. Essas pessoas usam tal água para criação de animais e manutenção dos serviços domésticos. No caso da comunidade Serra dos Bois, o poço não estava desativado, porém o tanque ficava dentro de propriedade privada, e por isso, muitas vezes as pessoas não podiam pegar água. Mas agora esse problema foi resolvido com a construção do tanque às margens da estrada, além da instalação da tubulação hidráulica. “Aqui estamos todos muito satisfeitos por esse poço ter voltado a funcionar, os nossos animais já são acostumados a buscarem água nele”, afirmou o agricultor Amândio Leisbão, do sítio Minguaiu.
Segundo o secretário de Agricultura, Michelson Arnóbio, ainda para este ano já estão agendadas, junto ao IPA, as restaurações dos poços das comunidades Mangas e Silva de baixo. “Sabemos das dificuldades que o homem do campo enfrenta quando não tem água para criar seus animais, por isso nossa preocupação de deixar funcionando todos os poços do município”, revelou.