sábado, 14 de fevereiro de 2009

Capacitação para agentes de endemias




Dengue, esquistossomose, leishmaniose e doença de chagas. Esses são os principais alvos da Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte. E para acabar com tais problemas no município, duas semanas de capacitação (de 02 a 13 de fevereiro) habilitaram 15 agentes de endemias para realizarem as campanhas de combate.
Como o carro chefe é a dengue, já que ela é um mal que pode atingir a qualquer pessoa, independente da posição social, uma semana inteira da capacitação foi dedicada só a essa doença. Palestras, treinamentos, instruções teóricas e práticas foram dadas por nove agentes educadores, profissionais vindos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e 4ª Gerência Regional de Saúde. “O objetivo é fazer o agente interagir com a população e sensibilizá-la a ajudar no combater às doenças”, observou o educador Franklin Teixeira.
Nas atividades de campo, os agentes visitaram casas da cidade e da zona rural. Eles realizaram um trabalhando educativo com os moradores, explicando-lhes sobre as doenças e os modos de combate. Contra a leishmaniose, mostras de sangue canino foram recolhidas para exames. No campo da esquistossomose, a popular barriga d’água, os agentes distribuíram potinhos, e no dia seguinte, passaram nas casas recolhendo as fezes, também para exames. Nas atividades contra a doença de chagas, residências foram inspecionadas e borrifadas para evitar o aparecimento do inseto causador, o barbeiro.
Os agentes de endemias foram divididos em grupos para que cada um se especializasse contra alguma doença. “Foram duas semanas muito proveitosas, agora estamos aptos para imunizar o município desses males e garantir uma melhor qualidade de vida aos taquaritinguenses”, afirmou Sidcley de Moura, agente capacitado em doença de chagas. Para o educador José Hilton Oliveira, a capacitação teve resultados positivos. “De uma forma geral, os agentes municipais tiveram uma boa participação e aprovação para desenvolverem as campanhas junto às comunidades”, disse.