terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Abertura da Formação Continuada 2009

A manhã de ontem (02) foi marcada pela abertura da Formação Continuada 2009, realizada no Badabarreira. O evento reuniu todo o quadro de professores da rede municipal de ensino e contou com as presenças do prefeito Evilásio Araújo, os secretários de Educação e Finanças, Ilka Paloma e Jurandir Coelho, respectivamente, o vereador Leonardo Arnóbio e a representante do Sindicato Único de Professores da Rede Pública Municipal do Estado de Pernambuco (Sinduprom.PE), Luciene Cordeiro.
Após o café da manhã, os professores assistiram o discurso do prefeito, que voltou a pedir a união de todos os funcionários para um bom desenvolvimento de Taquaritinga. “Não vou perseguir ninguém. Preciso que todos trabalhem em união para a melhora da educação da nossa cidade”, afirmou. Em seguida, o secretário Jurandir Coelho falou da situação das finanças do município e anunciou o pagamento da folha até a próxima quinta-feira (05). “É um propósito nosso pagar dentro do mês”, revelou.
A secretária de Educação anunciou várias inovações, dentre elas, a mudança da forma de avaliação dos alunos. Passando dos conceitos (DNC, DEC e DC) para as tradicionais notas de 0 a 10. “Tendo em vista os problemas causados pela avaliação através de conceitos, vamos voltar para as notas. Mas não como antigamente, e sim com inovações”, revelou Ilka Paloma. Outra novidade foi o anúncio da equipe da Formação Continuada, que agora será composta por professores de Taquaritinga. Antes o município contratava educadores de outras cidades, o que gerava muitos gastos e até desvalorizava os profissionais locais. E foi percebendo essa problemática, que a Secretaria de Educação nomeou 17 professores da Dália da Serra para comporem tal equipe.
Ilka também mostrou o projeto de Formação Continuada 2009, que terá 80 horas de encontros e abordará o tema “Saúde e meio ambiente”. E depois apresentou os demais membros da nova equipe de Educação, a SEDUC. O encontro teve prosseguimento com o discurso da representante da Sinduprom.PE. E depois foi o momento de reflexão com Jorge da comunidade Kairós. O carismático pregou a importância de um ensino feito com dedicação e amor. “Não quer ser professor? Acha que ganha pouco? Então vá fazer outra coisa, mas não realize um ensino mal feito. Faça seu ofício por amor ou então deixe a vaga para outra pessoa”, aconselhou Jorge.
Após o almoço, também promovido no Badabarreira, os professores assistiram a palestra com o Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, encerrando assim o primeiro dia do evento. E o encontro vai até amanhã (04). Hoje está acontecendo no CAIC, o treinamento pedagógico até as 16 horas. E o dia de amanhã, também no CAIC, tem treinamento de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, informes sobre o PCC – Planos de Cargos e Carreira, e sobre o piso salarial, localização dos professores nas escolas municipais e reunião com os diretores e educadores de apoio.