quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A COORDENADORIA DA MULHER PROMOVEU PALESTRA SOBRE A DOENÇA FALCIFORME


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte por meio da Coordenadoria da Mulher em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco e a Secretaria de Saúde do Estado, realizou na tarde da última terça-feira (22) no auditório Edivaldo Félix, uma capacitação sobre a doença falciforme que atinge em maior proporção a população negra e parda. 

O evento foi aberto ao público e a capacitação foi ministrada pela bióloga e psicóloga do Instituto Diversidade, Gênero e Educação Maura Aguiar. “Nosso propósito é divulgar informações e difundir conhecimento junto às mulheres a cerca dessa doença que causa danos físicos, mentais e emocionais que comprometem a qualidade e a própria vida das pessoas por ela acometidas”, ponderou a palestrante.


A doença falciforme pode se desenvolver em diferentes fases da vida e afeta a distribuição de oxigênio para o corpo, alterando o funcionamento dos órgãos e diminuindo a longevidade da pessoa doente. Ela pode ser detectada no pré-natal e através do teste do pezinho.





Para Claudiana Farias, titular da Coordenadoria da Mulher de Taquaritinga, “Foi muito importante trazer à tona essa discussão sobre as causas, sintomas e consequências da Doença Falciforme, pois ela é gravíssima e pode trazer danos para a vida inteira se não houver o diagnóstico precoce e um tratamento adequado”.