quarta-feira, 16 de novembro de 2016

16 DE NOVEMBRO DIA DO NÃO FUMAR


A data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.
A Pesquisa Vigitel 2015 detectou redução de 33,8% entre os fumantes adultos nos últimos 10 anos. Por que não aproveitar este dia e fazer parte desta porcentagem? As doenças geradas pelo tabagismo ainda acarretam em aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil e seis milhões de óbitos anuais no mundo. https://goo.gl/3I4ebE


O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, causador de 12 mil mortes por ano no país. Além disso, o cigarro está relacionado à causa de tumores malignos em vários outros órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins, bexiga, dentre outros. Ainda nos pulmões, o uso do cigarro provoca outras doenças graves como: o enfisema, a bronquite, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, dentre outras. Das mortes causadas pelo fumo 25% são decorrentes de doenças coronarianas, como infarto do coração. O cigarro causa lesões nos vasos sanguíneos de todo o corpo, propicia acidentes vasculares cerebrais, mais conhecidos como derrames, e aumenta a concentração de LDL (colesterol mau) e diminui a concentração de HDL (colesterol bom) no sangue. Na verdade, não há um órgão do organismo que esteja livre de doenças em função do hábito de fumar. O tabagista passivo ou fumante passivo é aquele que não fuma, mas está exposto à fumaça de cigarros de parentes, amigos, colegas de trabalho ou de estranhos que compartilham o mesmo espaço, mesmo que temporariamente, como em restaurantes, shopping e até mesmo o ponto de ônibus.

Fonte:/minsaude