quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realiza Curso de Artesanato com Interferência do Design


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizou na última semana no Salão de Festa do Grande Hotel Jorge Eduardo, o Curso de Artesanato com Interferência do Design tendo por objetivo encontrar uma identidade para a cidade (a exemplo de Pesqueira que tem a Renascença, Caruaru artesanato com o Barro de Mestre Vitamino). O curso será dividido em palestra, consultoria e aulas práticas ministradas pelo reconhecido Design Alex Mont’Elberto e acontecerá até janeiro de 2014, não tem qualquer tipo de custo para os participantes. Na oportunidade será desenvolvida uma coleção de 12 Peças, por 14 participantes/artesãos e que serão catalogadas pelo SEBRAE. 

Na 1ª reunião que foi realizada para conhecer o artesanato local, os artesãos e suas peculiaridades e debater as características da cidade, na qual a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE buscarão identificar a matéria prima característica do município. 
Ainda desenvolverão produtos artesanais de referência cultural, utilizando elementos que reportem o produto ao seu lugar de origem, além de preparar o artesão a estabelecer seus empreendimentos de forma competitiva, utilizando a identidade cultural como um dos principais valores agregados. Porque o segredo da competitividade não está na redução de custos, mas na agregação de valor.

“O curso que está sendo desenvolvido é um marco na história cultural de nossa cidade, pois teremos a partir de agora uma identidade cultural, que fará com que possamos ser reconhecidos em qualquer parte que o nosso artesanato for difundido” comemorou Magda Lucélia, Secretária de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico do Município.