sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Taquaritinga do Norte vivenciou o dia da Independência com uma vasta programação







A Prefeitura de Taquaritinga do Norte junto com a Secretaria de Educação preparou uma vasta programação para vivenciar as comemorações dos 189 anos de independência do nosso País. Foi uma semana repleta de desfiles cívicos desde o dia 01 de setembro, distribuídos em várias localidades do município, levando a interiorização e resgatando o patriotismo dos nortetaquaritinguenses.

E no dia em que o nosso País completou 189 anos de Independência a Dália da Serra, já amanheceu em festa com a alvorada da banda centenária Dom Luiz de Britto percorrendo as principais ruas da cidade. Em seguida autoridades, professores, funcionários públicos e população em geral participaram do hasteamento dos pavilhões oficiais, onde na ocasião o prefeito José Evilásio muito emocionado revelou a todos os presentes que a Escola Cenecista Severino Pereira agora pertence à população Taquaritinguense.

Tal fato aconteceu logo após o Prefeito José Evilásio em 22 de junho deste ano, através de decreto municipal tornar de utilidade para fins de desapropriação do terreno, o prédio e as demais benfeitorias da referida Escola, tradicional Instituição do município que recentemente fechou as portas em virtude de grave crise financeira.

“A desapropriação aconteceu amigavelmente e a Escola Cenecista Severino Pereira agora pertence ao povo de Taquaritinga, sendo uma grande conquista principalmente para os nossos jovens que continuarão usufruindo do prédio para fins educacionais”, destacou o Prefeito José Evilásio.

Logo após o hasteamento dos pavilhões oficiais todos os presentes seguiram até a Escola Cenecista para participarem da entrega simbólica das chaves pela atual diretora Cleonice Rumão. “Agradeço a todos os funcionários que ficaram comigo na luta até o fim, é muita tristeza neste dia de hoje e ao mesmo tempo muita alegria por saber que a nossa amada Escola continuará com seu propósito de sempre: Educando”, ressaltou muito emocionada a última diretora da Instituição.

Quem também marcou presença na solenidade foi um dos grandes lutadores na construção da Escola, o Professor Ivanildo Menezes, que relatou um pouco de sua luta junto com o Coronel Lucena para a construção da Instituição, as campanhas para arrecadação de dinheiro, as dificuldades, entre outros relatos que comoveram todos os presentes pelo grande fato histórico que a Escola possui na Terra das Dálias.

Em seguida, todos se dirigiram ao interior da escola, onde foi servido um café como forma de confraternização.

O Cenecista pertencia a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), possuí sete salas de aula, cantina, auditório, diretoria, secretaria, biblioteca, sala de ciências, sala da banda, sala de informática, arquivo, depósito, sanitários, quadra poliesportiva e mini-campo de areia, distribuídos em uma área construída de 900,69m² no pavimento inferior e de 380,47m² no pavimento superior, totalizando uma área construída de 1.281,16m².

Continuando as comemorações cívicas por volta das 15h aconteceram os tradicionais desfiles cívicos, momento em que as escolas, com muita criatividade, abordaram temas que variaram desde à África, preservação do meio ambiente preconceito até a mistura de raças. Mais as atenções maiores sempre vão para as apresentações das bandas marciais que não poupam inovações e desfilam brilhantemente, deixando o público eufórico e participativo.

E como de costume, as comemorações cívicas foram encerradas com o descerramento dos pavilhões oficiais no altar da Pátria, finalizando assim a semana da Independência na Terra das Dálias.