sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Professores municipais taquaritinguenses recebem capacitação



Na última semana de setembro a Secretaria de Educação de Taquaritinga do Norte realizou com toda sua equipe uma capacitação de formação continuada tendo como tema “Saberes e Práticas de Inclusão”. A mesma foi realizada na Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC e teve como palestrante o senhor Antônio Muniz, portador de deficiência visual, especialista na área de educação especial e dotado de um grande conhecimento na área, mostrando que as pessoas especiais não podem ser excluídas da sociedade.

Na ocasião foram abordados os aspectos legais da educação especial e da inclusão fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legai dos direitos humanos, compreendendo mudança de concepção pedagógica de formação docente e de gestão educacional para efetivação do direito de todos a educação.

“Devemos trabalhar a inclusão dos portadores de deficiência na Política Nacional de Educação garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem dos especiais de forma igualitária com os demais alunos, bem como a participação da família e da comunidade na implantação das políticas publicas”, destacou o palestrante Antônio Muniz.

A próxima capacitação será no mês de novembro voltada para uma problemática muito comum nos dias atuais o bullying. O mesmo significa todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridiculariza o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima sendo um problema mundial encontrado em qualquer escola