quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oficinas culturais tiveram início em Taquaritinga do Norte


De 18 a 21 de agosto acontece a 11ª Festa das Dálias. E dentro da programação cultural estão acontecendo a partir de hoje (18) oficinas voltadas para crianças, jovens e adultos.

As mesmas estão acontecendo Hotel Jorge Eduardo; Escola de Referência em Ensino Médio Severino Cordeiro de Arruda; Grêmio Musical Dom Luiz de Britto; Salão Paroquial Padre Otto Sailler; e Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic).

As oficinas são divididas em institucionais, de formação cidadã e de linguagens. As do primeiro tipo Educação Patrimonial; Edital Patrimônio Vivo; Elaboração de Projetos; e Funcultura. Elas têm o objetivo de instruir artistas e organizações sobre a utilização e conservação do patrimônio e orientá-los sobre o processo de inscrição de editais e elaboração de projetos tanto para o Funcultura quanto para outros fins.

As de formação cidadã colocam em discussão temas sócio-educativos retratados mundialmente. A questão da desconstrução do preconceito, do direito a diversidade social, cultural, racial e sexual. Estas oficinas terão os seguintes temas: Cultura , Direito e Diversidade; Jogos e Brincadeiras; Danças Circulares; Cultura, Expressão e Arte: Juventude Faz Parte.

As oficinas de linguagens vêm atender a demanda cultural da região por capacitações nas áreas de circo, dança e teatro. A Escola Pernambucana de Circo, a bailarina Íris Campos e o dramaturgo Marcus Rodrigues são responsáveis por conduzir as mesmas.

As oficinas acontecerão até o próximo sábado (21) e algumas ainda possuem vagas. Os interessados poderão se dirigir até as próprias oficinas ou à Secretaria Municipal de Turismo.