terça-feira, 17 de agosto de 2010

III Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional é realizado na Terra das Dálias





19 cidades do Agreste Setentrional participaram durante todo o dia de hoje (17) do III Fórum Regional da Cultura do Agreste Setentrional, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de santo Amaro na Terra das Dálias. O mesmo aconteceu dentro do festival Pernambuco Nação Cultural e tem como intuito reunir representantes de várias linguagens culturais para debaterem políticas públicas voltadas à cultura. Além de levantar as prioridades de cada região para elaboração do plano de trabalho a ser realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) no próximo ano.

A Gestora do Sistema Estadual de Cultura Teca Carlos, ministrou uma palestra enfatizando a prestação de contas do estado com a criação dos Pontos de Cultura e o Funcultura. “É muito intenso o trabalho do governo do estado com a valorização e interiorização da cultura pernambucana o que só vem somar benefícios para todos os envolvidos na cultura do nosso estado”, disse a gestora.

No encontro, os participantes puderam esclarecidas suas dúvidas sobre os programas do Governo que apóiam a cultura e expuseram as necessidades de cada município participante.

“Esse Fórum foi muito para todos os participantes porque abriu espaço para sabermos onde buscar recursos para nossos grupos culturais, onde divulgarmos, enfim tivemos conhecimentos de editais e novas formas de valorização de nossa cultura”, afirmou Rejane Fernandes, coordenadora do Grupo Raízes

No final do fórum todos se reuniram em grupos divididos por seguimentos e debateram as necessidades e prioridades que cada município precisa para a realização do plano anual da FUNDARPE para o próximo ano.

A próxima parada para a realização do Fórum será a cidade de Gravatá no dia 24 com a participação de 26 municípios do agreste central.