quinta-feira, 17 de junho de 2010

Taquaritinga agora tem Plataforma de Coleta de Dados

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga e a Secretaria de Agricultura em parceria com o Lamepe (Laboratório de Meteorologia de Pernambuco) instalaram na Dália da Serra uma PCD (Plataforma de Coleta de Dados).

A PCD é um equipamento que monitora a temperatura e a umidade relativa do ar, a velocidade do vento, da chuva dentre outras variáveis do clima, com dados reais, o que auxilia estudos de impactos de clima na vida das pessoas.

Só este ano no estado já foram instalados outras nove plataformas, sendo investidos 158 mil dólares na aquisição das mesmas. A iniciativa integra as ações do Estudo das Mudanças Climáticas e seus efeitos no estado de Pernambuco, desenvolvido pela Lamepe.
“Um equipamento como este aqui em nossa cidade só vem trazer desenvolvimento, pois qualquer pessoa a partir de um computador com acesso a internet poderá obter informações climáticas da cidade de forma precisa”, destacou o Secretario de Agricultura, Michelson Arnóbio.

Com a instalação destes novos equipamentos Pernambuco será o estado nordestino com o maior número de unidades de monitoramento climático, via satélite. Em alguns dias a Plataforma da Dália da Serra estará em pleno funcionamento e as pessoas poderão ter acesso às informações através do site: www.itep.br.