quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quarta edição da campanha de saúde bucal em Taquaritinga do Norte foi um sucesso


Mais um ano de Vitória! É assim que podemos adjetivar a quarta edição da campanha de saúde bucal, realizada no último fim de semana em Taquaritinga do Norte, pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.
A mesma faz parte do Projeto Asa Branca da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior) que visa detectar todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade. O projeto foi criado em 2001 pela Instituição, e levou para a Terra das Dálias, através da coordenação de saúde bucal do município, profissionais e estudantes de odontologia, que saíram porta a porta detectando todos os tipos de lesões bucais existentes.

No total foram examinadas 2.120 pessoas, onde apenas 123 destas, possuem algum tipo de lesão bucal. Um número considerado baixo se comparado às edições anteriores e até mesmo com outros municípios. “Taquaritinga foi à cidade com o índice mais baixo de casos detectados entre as cidades que nós já visitamos. Isso evidencia nosso projeto e nos mostra que prevenir é a melhor solução” frisou o Coordenador do Projeto, o professor Dr. Uston Holder.

“Os pacientes que foram diagnosticados já receberam encaminhamento e serão acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia aqui em nosso município, os demais serão encaminhados a órgãos competentes para o tratamento adequado. Só destacando que todo atendimento e realização de algum exame serão totalmente grátis”, completou o coordenador de Saúde Bucal do município, Dr. Douglas.