Em alusão ao 18 de maio, data em que se comemora a Luta Antimanicomial, a equipe técnica do CAPS realizou um matriciamento com os médicos das unidades básicas de saúde do nosso município. Objetivando dialogar estratégias de cuidado para as pessoas em sofrimento psíquico e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial.
É nesta data que completa-se 34 anos da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos trabalhadores da saúde mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.
Estas ações buscam ilustrar a abrangência e enraizamento da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Apesar do Brasil ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo internacional para a saúde mental, o processo permanece em curso, com novos desafios incorporados. O CAPS de Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte é referência na região e vem fazendo um bom trabalho desde de sua inauguração.