Foi realizado na Sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco - FETAPE na cidade de Carpina, o Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, onde foram trabalhadas as políticas públicas para os Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário e do INCRA.
Os municípios apresentaram experiências de Unidades Produtivas que vem dando certo, a exemplo do Assentamento de Santa Maria da Boa Vista que está produzindo uvas e melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares.
Outra experiência exitosa apresentada foi a de Taquaritinga do
Norte, onde uma parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria
de Agricultura e Pecuária, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e as
Associações, já conseguiu terras para 98 famílias em 06 unidades produtivas.
Também foi apresentado um vídeo mostrando a mudança na qualidade de vida das famílias assentadas, onde os agricultores foram beneficiados com terras, casas, plantio de palma, reforma e construção de barragens, perfurações de poços artesianos, construção de cercas e aquisição de animais, dentre outros benefícios.
Na oportunidade a Drª. Andréa de Lira representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Dr. Paulo Lócio, Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE), elogiaram o trabalho realizado no município de Taquaritinga do Norte, onde as entidades uniram forças para acessar o programa. Com isso, os resultados são as aquisições das propriedades e o pleno desenvolvimento dos assentamentos .
O Secretario de Agricultura e Pecuária Júlio César, juntamente com a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a Sr.ª Rosana, entregaram nas mãos do Presidente do ITERPE as propostas das Unidades Produtivas Aroeira e Unidade Produtiva Sindicalista Manoel Santos, que irão beneficiar 32 famílias com a aquisição da Fazenda Primavera I e II com uma área de 328 hectares, localizada no Sitio Errada na Zona Rural de Taquaritinga do Norte. Durante o evento o ITERPE assumiu o compromisso de mandar medir e avaliar as propriedades no mês de outubro, com o intuito de contratar as propostas ainda em 2015.
Com informações: Secretaria de Agricultura