O Centro Sabiá realizou no último final de semana, nas
Associações de Agricultores e Produtores do Jerimum, mais uma etapa de
capacitação para as 50 famílias de agricultores de Taquaritinga do Norte, que
serão beneficiados na primeira etapa do projeto de construção das cisternas
calçadão.
Esse
segundo treinamento foi para a capacitação do SISMA (Sistema
Simplificado de Manejo de Água), cuja finalidade é orientar as
famílias quanto a utilização racional da água, para a produção de
alimentos utilizando técnicas que otimizam os recursos naturais e economizam
água, possibilitando o planejamento para a produção de alimentos durante
todo ano.
Finalizando
a capacitação o grupo de agricultores divididos em duas turmas, se
deslocaram para as cidades de Cumaru e São Caetano, onde participaram de
um intercâmbio para conhecerem experiências exitosas de colegas de profissão já
contemplados com esse tipo de cisternas nas cidades citadas.
Na ocasião puderam ver tecnologias simples sendo utilizadas por agricultores como Seu Zé da Onça que mora no sitio Jacaré da onça em São Caetano onde ele utiliza a água da cisterna para a produção de frutas e hortaliças para a alimentação da família. Aprenderam ainda como cuidar das cisternas para que ela dure muito tempo.
Aprenderam ainda como economizar água com tecnologia do canteiro econômico onde forra-se uma lona depois coloca-se um cano de PVC de 40 mm com furos a cada 30 cm e saindo do solo aproximadamente 50 cm, depois coloca-se o solo e adubo orgânico numa camada de 20 cm, com esta técnica só é necessário aguar o canteiro duas vezes por semana pois quando enche-se o cano o canteiro vai estar todo úmido e a lona não permite a infiltração, desta forma pode-se produzir verduras como coentro, cebolinha, alface couve e outras folhosas com o máximo de economia.
Os agricultores também puderam ver outras tecnologias de armazenamento de água desenvolvidas e implantadas pelo Centro Sabia como o tanque de pedra
Outra tecnologia nova utilizada naquela localidade é o barreiro trincheira que tem como finalidade captar água da chuva para ser utilizada no período de estiagem.
Foi de grande importância para agricultores a participação no intercâmbio pois viram o exemplo de uma região que sofre com os efeitos da estiagem mas consegue produzir de forma sustentável sem utilizar agrotóxico,aproveitando a água de forma racional melhorando a qualidade de vida das famílias.