A cidade de Taquaritinga do Norte nos últimos tempos está vivendo uma nova fase. Em vários meios de comunicação é notícia principalmente pelas riquezas naturais que aqui existem desde café e verduras orgânicas, clima ameno de montanha, e nossos fabulosos mirantes.
Por esta razão, a cidade das Dálias está participando desde o último dia (03) da Biofach, maior feira do mundo de produtos orgânicos no ExpoTransamérica na cidade de São Paulo.
Quem foi representando a cidade e a associação dos produtores orgânicos de Taquaritinga foi o Secretario de Agricultura Julio Cézar, que levou consigo o nosso café orgânico, o qual é considerado o segundo melhor do país, de produção agrícola Arábica típica, primeira planta cafeeira introduzida no Brasil em 1727.
O cultivo deste grão é muito precioso no mundo, apenas a Terra das Dálias e a região do Maciço Baturité no sertão Cearense é cultivado por serem regiões de altitude elevada e clima ameno. O mesmo possui sabor adocicado e perfume forte o que o faz ser exportado de Taquaritinga para os EUA, Japão Suiça, Alemanha entre outras partes do mundo.
O objetivo da feira é promover e fortalecer a imagem de produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional e representar as empresas associadas com expectativas de grandes negócios lucrativos.
“É muito importante a nossa presença num evento desta natureza, pois estão presentes pessoas do mundo inteiro que vem a procura de novos produtos de qualidade. E o nosso café já é destaque, basta apenas divulgá-lo e com certeza novos compradores irão se interessar e paralelo a isso nosso cidade é divulgada a nível internacional”, destacou o Secretario de Agricultura Júlio César.
A BioFach América Latina, realizada desde 2003, é uma feira de negócios voltada para o setor de orgânicos. É um espaço onde empreendedores expõem e lançam novos produtos, promover degustações, agendam visitas, conhecem novos fornecedores e compradores de produtos orgânicos e realizam grandes negócios. De acordo com os organizadores do evento, a expectativa é que cerca de 9 mil pessoas visitem a feira este ano, sendo 10% estrangeiros. Na edição passada foram 8 mil visitantes, dos quais 40% representantes do varejo, atacado e comércio exterior.