sábado, 16 de dezembro de 2017

Taquaritinga do Norte promove I Feira de Saúde no município

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (15) a I Feira de Saúde no município. A ação, que ocorreu das 8h às 13h, ofereceu uma diversidade de serviços e ações gratuitas abertas para a comunidade.

Uma estrutura foi montada na Praça Otto Sailer para atendimentos, orientações, distribuição de kit’s e insumos de prevenção. Estiveram mobilizados todas as coordenadorias, diretorias e trabalhadores da saúde. 



No Altar da Pátria - com o hasteamento das bandeiras realizado pelo Grupo de Escoteiros Chefe Leandro - a secretária de Saúde Poliana Andrade iniciou as atividades com a presença do vice – prefeito do município Gena Lins, dos secretários Evilásio Araújo (Gestão Pública) Mauro Cristófanes -Tota (Finanças) e do controlador interno Eriberto Marcolino. 

Na sequência, profissionais da Academia da Saúde promoveram uma série de atividades físicas com Ginástica Laboral orientada. A equipe do SAMU realizou uma simulação de atendimento. Nos estandes, tendo o apoio dos profissionais do NASF, a população pode ser atendida com vacinação, aferição de pressão arterial, medição de HGT, testes rápido de HIV, sífilis e Hepatite B e C, atualização do cartão de vacinação do adulto e uma série de outros auxílios. 

No espaço da FUNDATA, profissionais capacitados em média e alta complexidade deram apoio oferecendo atendimento, prestando instruções e orientações sobre encaminhamentos para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva. O presidente Flodoaldo Prates, esteve acompanhando de perto as ações e fazendo esclarecimentos para o público.


Com as coordenações da Vigilância em Saúde, a população pode fazer denúncias, vacinar animais com anti-rábica, receber peixes larvófagos, hipoclorito de sódio, telas de proteção contra mosquitos e ter orientações de como proceder no combate ao aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e zika. Agentes Comunitários de Saúde fizeram panfletagem e distribuição de material informativo.
A Coordenadoria de Saúde Bucal do Município, em parceria com o projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” - que é uma iniciativa da ABO Nacional (Associação Brasileira de Odontologia) e da Colgate - e com o apoio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, ofertou para distribuição mil kit’s de higienização bucal. Um escovódromo foi montado na praça onde as crianças, estudantes e a população, puderam colocar em prática a escovação orientada, supervisionada pelos profissionais Cirurgiões dentistas e ASB (Auxiliar de Saúde Bucal) que também fizeram pré-avaliações e realizaram aplicações de flúor.

No estande do CAPS (Centro de Assistência Psicossocial), profissionais prestaram esclarecimentos sobre atendimento, e mostraram uma exposição com objetos confeccionados pelos usuários nas oficinas que são realizadas no centro de assistência.

O prefeito do município Ivanildo Mestre –Lero, esteve no local acompanhando os atendimentos. “Quero parabenizar a todos o profissionais da saúde, quero agradecer aos parceiros do “Projeto Um Sorriso do Tamanho do Brasil” agradecer a ABO, a colgate, ao governo do estado, e reafirmar a minha satisfação em ver que toda a equipe está cuidando da saúde da população. Está de parabéns todos os norte-taquaritinguenses, a nossa secretaria, todos os coordenadores, diretores e profissionais desse setor tão importante, e eu fico feliz e grato, por quê essa ação que vemos aqui hoje, mostra que todos nós estamos no caminho certo para melhorar a saúde e a vida do nosso povo.” Disse Lero
Para a secretaria de Saúde Poliana Andrade “A Feira de Saúde foi algo muito positivo para a população nortetaquaritinguense, toda a equipe da Secretaria De Saúde foi a praça pública ofertar parte dos serviços que são realizados pelos departamentos de Saúde durante todo o ano. Tivemos um saldo muito positivo , uma vez que o público foi acima do esperado. Fico muito satisfeita com toda a dedicação e comprometimento com qual toda a equipe de Saúde vem desempenhando ao longo de todo o ano de 2017, todos estão de Parabéns pelo trabalho desenvolvido.” Declarou Poliana.
Autoridades, vereadores, secretários e diretores de diversos departamentos prestigiaram o evento, foram ainda realizadas atividades recreativas com atores vestidos de personagens e distribuído sorvetes para a alegria da criançada e dos adultos também.