quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Taquaritinga do Norte: Campanha Novembro Azul com Ações de Saúde, Cavalgada e Torneio de Futebol

O município de Taquaritinga do Norte através da Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU) está promovendo um todo o município uma série de ações por ocasião da Campanha Novembro Azul.

Campanha Novembro Azul já apresenta resultados; exames  realizados na UBS Vila do Socorro
O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

AÇÕES DE SAÚDE:

Durante  o mês de novembro, os profissionais de saúde realizarão uma série de atividades educativas e de conscientização com a comunidade.

Consulta médica e marcação para  exames de prevenção

Os profissionais da atenção básica da saúde em parceria com o *NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) pretendem fazer o acolhimento ao homem averiguando não apenas os exames necessários ao diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata; mas também a conscientização sobre a importância de exames regulares; da vacinação em dia; da prática de atividades física; da participação nos grupos de atividades para controle do tabagismo; hipertensão, diabetes e alongamento, entre outros serviços disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

Ação na Comunidade do Algodão / Equipe UBS Jerimum

Nas Unidades Básicas de Saúde, os homens podem marcar uma avaliação médica, através do agendamento eletivo, para a realização do exame Antígeno  Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. Também estarão disponíveis outros serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e atualização de vacina do adulto (homem).

Programação:

  • ·     Quinta feira 16/11 - Vila do Socorro/Tatus - Posto de Atendimento do Sítio Tatus – 7h
  • ·        Terça feira 21/11 -  Posto Satélite do Algodão – 19h
  • ·        Quarta feira 22/11 – Distrito de Pão de Açucar – Fábrica Rótulo do Corpo – 7h
  • ·        Sexta feira 24/11 – Distrito Gravatá do Ibiapina – Praça Centro – 7h
  • ·        Sexta feira  24/11 – Distrito de Pão de Açucar – Paróquia de São José – 19h
  • ·        Sexta feira  24/11 – Taquaritinga do Norte – Paróquia de Santo Amaro – 19h
  • ·        Segunda feira 27/11 – Comunidade do Jerimum - UBS Jerimum – 19h
  • ·        Terça feira 28/11 – Taquaritinga do Norte – UBS CAIC -7h


Para participarem das ações os homens deverão estar portando no momento do atendimento: documentos pessoais, cartão SUS e cartão de vacinação, caso possua.

EVENTOS:

Além das ações de saúde, a SECSAU em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte, e Desenvolvimento Econômico e a Diretoria de Esportes Municipal, também  estará promovendo atividades esportivas e de entretimento.

Cavalgada:

No sábado dia 25/11, à partir das 7h, será realizada uma cavalgada que terá a sua concentração em frente ao Espaço Regional, e saída prevista para 10h. O percurso será pelas principais ruas do centro da cidade até o Sítio Lagoa Funda, retornando para o local de saída, onde haverá o encerramento. Na concentração serão ofertados serviços de medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e panfletagem com material informativo sobre o novembro azul e a prevenção do câncer de próstata.

Torneio de Futebol:

No dia 28/11 à partir das 18h, na quadra de esportes  do distrito de Gravatá do Ibiapina, vai acontecer um Torneio de Futebol, com equipes formadas por homens da sede e diversas localidades do município. Para participar, os interessados deverão procurar o diretor de esportes Wandinho de Gravatá para realizarem suas inscrições. Durante o evento, haverá atendimentos de aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e panfletagem.

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA