terça-feira, 14 de junho de 2016

14 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE



No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

 

Você sabia que diversos procedimentos dependem da disponibilidade de sangue para realização, como cirurgias de médio e grande porte e tratamento de doenças hematológicas? Por isso a realização da doação voluntária de sangue é tão essencial. 

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
§  Ter entre 18 e 60 anos
§  Peso superior a 50Kg
§  Boas condições de saúde
§  Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
§  Não estar grávida nem amamentando
§  Levar um documento oficial de identidade com foto
§  Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

O procedimento é simples, rápido e indolor!
O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.

Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.

Que tal comemorar essa data salvando vidas? Doe sangue e ajude!