terça-feira, 19 de janeiro de 2016

RECORDANDO A CAMINHADA DE SANTO AMARO: EVENTO MARCANTE DA FESTA DO NOSSO PADROEIRO


Foi empolgante a chegada  dos peregrinos  que participaram da 10ª Caminhada de Santo Amaro, edição comemorativa que teve como tema: “VINDE CAMINHAR E ORAR AO TEU SENHOR”. 

A chegada triunfal em 13/01, recepcionada pelo Prefeito, autoridades, banda de música e o povo em geral, foi a apoteose  de uma longa jornada de fé, superação e disciplina, onde fiéis e peregrinos, cheios de fé, partiram no dia 8 de janeiro de 2016 da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, em direção à Igreja Matriz de Santo Amaro, na cidade de Taquaritinga do Norte.

O Caminho de Santo Amaro é um trajeto de 190 quilômetros em devoção ao Santo, padroeiro das duas cidades. O objetivo é fazer com que os religiosos vivam a simplicidade, a humildade e a fraternidade, com paradas noturnas para reflexão. Ao longo dos seis dias, os fiéis vivenciaram rituais de fé e viveram as simbologias propostas pela organização.

Entre os momentos especiais dessa grande aventura religiosa, se destacou o ritual do fogo. A atitude consiste na queima de uma peça de roupa da bagagem para representar a vitória sobre as dificuldades e o despojamento de antigos hábitos, dando início a uma nova vida a partir desta caminhada. O ato representa a ressurreição das cinzas, como a ave fênix e aconteceu na noite que antecedeu o último dia de caminhada, já na cidade de Surubim. 























Medalha da Cruz de Santo Amaro concedida aos peregrinos e homenageados










"Uma coisa é certa, todos os peregrinos que realizaram a Caminhada de Santo Amaro, todas as mais de quinhentas Santamaranas que foram entregues, todos eles tem registro no seu coração, porque foram testemunhas das graças alcançadas no caminho por aqueles que fizeram a caminhada, e ao longo do caminho por aquelas pessoas que nos procuraram em busca também de que nós trouxéssemos seus pedidos para a intercessão de Santo Amaro. Muitas bênçãos também foram derramadas nesse tempo. Então isso basta para dizer-lhe dos 10 anos da nossa caminhada". (Dr. Nilton Curvelo - idealizador da caminhada).

Com informações: Facebook/10ª Caminhada de Santo Amaro/Assessoria de Imprensa.