quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O Município de Taquaritinga do Norte foi destaque no Encontro Estadual de Reforma Agrária do Estado de Pernambuco.

Foi realizado na Sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco - FETAPE na cidade de Carpina, o Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, onde foram trabalhadas as políticas públicas para os Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário e do INCRA.

Os municípios apresentaram experiências de Unidades Produtivas que vem dando certo, a exemplo do Assentamento de Santa Maria da Boa Vista que está produzindo uvas e melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares.


Outra experiência exitosa apresentada foi a de Taquaritinga do Norte, onde uma parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e as Associações, já conseguiu terras para 98 famílias em 06 unidades produtivas.


Também foi apresentado um vídeo mostrando a mudança na qualidade de vida das famílias assentadas, onde os agricultores foram beneficiados com terras, casas, plantio de palma, reforma e construção de barragens, perfurações de poços artesianos, construção de cercas e aquisição de animais, dentre outros benefícios.


Na oportunidade a Drª. Andréa de Lira representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Dr. Paulo Lócio, Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE), elogiaram o trabalho realizado no município de Taquaritinga do Norte, onde as entidades uniram forças para acessar o programa. Com isso, os resultados são as aquisições das propriedades e o pleno desenvolvimento dos assentamentos .


O Secretario de Agricultura e Pecuária Júlio César, juntamente com a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais a Sr.ª Rosana, entregaram nas mãos do Presidente do ITERPE as propostas das Unidades Produtivas Aroeira e Unidade Produtiva Sindicalista Manoel Santos, que irão beneficiar 32 famílias com a aquisição da Fazenda Primavera I e II com uma área de 328 hectares, localizada no Sitio Errada na Zona Rural de Taquaritinga do Norte.  Durante o evento o ITERPE assumiu o compromisso de mandar medir e avaliar as propriedades no mês de outubro, com o intuito de contratar as propostas ainda em 2015.


Com informações: Secretaria de Agricultura