sábado, 5 de setembro de 2015

Desfile Cívico da Escola Municipal Chefe Leandro em alusão aos 193 anos de Independência do Brasil


Aconteceu na tarde de sexta-feira (04) na comunidade do Jerimum, um belíssimo Desfile Cívico em homenagem aos 193 anos de Independência do Brasil.

A Escola Municipal Chefe Leandro abordou o tema: “Consciência Negra”, destacando a luta pela liberdade e o legado deixado por àqueles que sustentaram a economia do Brasil por mais de 350 anos e ajudaram a enriquecer nossa cultura.

E o  CRAS - Centro de Referência e Assistência Social "José Ferreira Gomes" trouxe às ruas o resultado do seu trabalho social.

Confira as imagens: 



O desfile foi puxado pela banda da eletiva de musica do Ginásio Experimental

As alunos desfilaram garbosamente pelas ruas principais da comunidade, apesar do sol causticante.


E ao passar em frente ao palanque, o Diretor Ronaldo Lins fazia  a apresentação.
Por quase quatrocentos anos cerca de cinco milhões de escravos foram trazidos da Africa para o Brasil. Eles foram explorados por longas jornadas de trabalho e maus tratos.

A resistência dos cativos contra a escravidão somada a uma pressão da Inglaterra pelo fim dessa forma de trabalho levou o império brasileiro a publicar uma série de leis que resultaria na abolição da escravidão.

Após muitas fugas ao Quilombo dos Palmares liderados por Zumbi, em 1888, no dia 13 de maio, foi assinada a LEI ÁUREA pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II.   Lei que libertou os escravos

Os escravos nos deixaram alguns instrumentos de percussão como : atabaque, cuíca, agogô, Marimba, ganzá, berimbau e reco-reco.


Nas danças  deixaram o maracatu, samba, baião, capoeira.




CULTOS RELIGIOSOS

O Candomblé,é um culto religioso que é usado até os dias atuais 

No Catolicismo temos a imagem de Nossa Senhora Aparecida como referência, poi foi encontrada pelos pescadores em 1717, no rio Paraíba. Posteriormente recebeu a coroa pela Princesa Isabel e ficou oficialmente aclamada a padroeira do Brasil, onde era adorada pelos escravos após realizar vários milagres.

A nossa culinária também recebeu forte influência da cultura africana. Principalmente a Bahia.
Acarajé, inhame, leite de cocô, sarapatel, buchada, vatapá, cana-de-açúcar, azeite de dendê, manguzá,cocada.




Obras de pintores afro-brasileiros exibidos no museu Afro-Brasil, foram reproduzidas por alunos e exibidas no desfile


Em 20 de novembro é celebrado o dia da consciência negra do Brasil, trazendo a reflexão sobre a inserção do negro e da cultura afro na sociedade brasileira
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi um dos cinco líderes negros que fizeram história e foram representados no desfile. Zumbi, Luiz Gonzada, Martin Luyther King, Mandela e Barack Obama.

E ENCERRANDO O DESFILE O CRAS BRINDOU O PÚBLICO COM BELÍSSIMAS APRESENTAÇÕES.






Diretor da Ronaldo Lins, Secretária Shirley Feitosa, e a Coordenadora do CRAS

A Secretária Ilka Paloma se mostrou encantada pelo lindo desfile realizado pela Escola Chefe Leandro, onde os docentes junto aos estudantes trouxeram vários trabalhos do conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influencia  da cultura africana,e parabenizou a toda equipe envolvida no projeto desse espetacular desfile.
A Secretária Ilka Paloma, Primeira Dama Eva Casé, Diretor Ronaldo Lins e alguns professores da Escola Chefe Leandro, felizes pelo sucesso do desfile.

Com informações: Direção da Escola/SEDUC