quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bombas móveis de pulverização de combate a dengue são adquiridas em Taquaritinga do Norte



O aumento nos casos de Dengue no País levou a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte a adquirir bombas móveis de pulverização contra o mosquito Aédes Aegypti. As mesmas foram obtidas com recursos federais através da vigilância sanitária e estão sendo utilizadas como reforço no combate ao mosquito em todo município.
Para um resultado mais eficaz na pulverização, o Secretário Ronaldo Veiga junto com agentes de saúde e endemias estão realizando frequentemente visitas domiciliares detectando os focos do mosquito, como também, repassando informações sobre vacinação, exames de prevenção, combate a dengue e aplicando o questionário da ouvidoria itinerante da secretaria. Tal questionário servirá para aprimorar os serviços de saúde existentes no município, pois a população está expondo suas indagações positivas e negativas.
Só na última terça – feira (12) a comitiva do secretário realizou 48 visitas domiciliares na comunidade de Vila do Socorro. Já na manhã de hoje (14), foram 40 domicílios visitados na comunidade de Vila Alta na Vila Tatús. 

Dicas importantes:
Para que a sua casa esteja livre da presença da larva do mosquito Aedes aegypti é necessário redobrar alguns cuidados: manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas, proteger os ralos com tela milimétrica, os vasos devem ser preenchidos com areia, no caso das piscinas manter a água tratada e a caixa d’água bem fechada.

Sintomas da doença:
Alguns sintomas característicos da doença são: febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, fraqueza, e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita da doença a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e consultar-se com um médico e evitar tomar remédios por conta própria.