terça-feira, 10 de março de 2015

Prefeitura de Taquaritinga do Norte disponibiliza vacina contra o HPV em todas as Unidades Básicas de Saúde


Já está disponível em todos os PSFs - Postos de Saúde da Família da Dália da Serra, a vacina quadrivalente contra o HPV, que previne a ocorrência do câncer do colo de útero. O público-alvo são as meninas com idade entre 9 e 11 anos.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de 9 a 11 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira. As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.

Já para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que convivem com o HIV e a Aids,  público com maior probabilidade de desenvolver o câncer de colo de útero, a segunda dose da vacina deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira.

No momento da vacinação não é obrigatório o acompanhamento de pais ou responsáveis, nem assinatura de termos de autorização ou recusa. A menina deverá apresentar apenas a sua Caderneta da Adolescente ou o próprio cartão de vacina.

Além das Unidades Básicas de Saúde a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente também disponibilizará a vacinação em todas as escolas da rede pública e participares do município.

Sobre o HPV

É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


Assessoria de Comunicação