terça-feira, 10 de março de 2015

Parceria entre Governo Municipal e STR de Taquaritinga do Norte, beneficia 18 famílias através do PNC

Na última segunda-feira (09),  os Agricultores familiares que fazem parte da Associação dos Agricultores da Unidade Produtiva São Judas Tadeu,  assinaram no Auditório Edivaldo Felix, a escritura da propriedade São Judas Tadeu que foi adquirida através do Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF).








 A propriedade oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento onde os agricultores pagarão em 20 anos, tendo 03 anos de carência com juros anuais de 0,5% ao ano, e com bônus de adimplência de 40% sobre o principal e dos juros de cada prestação.
Taquaritinga do Norte se destaca na região no acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, graças às parcerias entre o governo municipal e as entidades que buscam melhorias para a vida do homem do campo, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais -STR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Associações.


A parceria sempre foi uma bandeira levantada e defendida pelo prefeito Evilásio, que ver na união das pessoas a forma mais fácil de vencer as dificuldades. No caso do Projeto de Aquisição da Fazenda São Judas Tadeu a luta foi longa e árdua, desde o dia 18 de junho de 2013, data que marcou  a primeira reunião do grupo, que todos estão  mobilizados juntamente com a  Secretaria de Agricultura e Pecuária, em conjunto com o STR, realizando várias reuniões, capacitações, organizando  documentos, medindo e avaliando terras, entre outras ações.
Maria Joelma Vitorino, presidenta Sindicato dos Tabeladores Rurais fala da importância dessa parceria: “Nosso município é privilegiado, tendo em vista que é muito difícil ver na região e até no estado, uma cidade onde Sindicato e associações possam contar com uma parceria com o governo municipal e graças a Deus, aqui podemos contar com a união de todos, principalmente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária que tem a frente o Secretário Júlio César, que além de ser um grande parceiro é uma pessoa de confiança do Sindicato e luta para buscar projetos que venham melhorar a qualidade de vida dos agricultores.” Enfatiza a presidente.
O Secretário de Agricultura e Pecuária Júlio César ressaltou em suas palavras  que esta conquista é de todos, desde os funcionários do  SEAPE onde podemos destacar o esforço de Josenildo Lucena, o Sindicato nas pessoas da presidenta e do Lázaro Menezes que qualificaram as famílias e articularam junto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco - FETAPE, o apoio necessário para o êxito deste projeto, e o Prefeito Evilásio que vem dando a estrutura necessária para que a secretaria possa desenvolver ações que tragam benefícios para o povo de nossa terra.
O Prefeito Evilasio parabenizou a todos pela conquista e falou da alegria de ver a união do governo municipal com parceiros importantes, como o Sindicato que tem a frente Maria Joelma, uma pessoa que não mede esforços para buscar o melhor para os agricultores. Em suas palavras o prefeito afirmou ainda   que existe recursos nos programas e projetos do governo estadual e federal, mas para consegui-los é preciso que tenha coragem e desenvoltura para fazer bons projetos e vencer a burocracia, a coisa que  secretário Júlio César vem mostrando habilidade para buscar esses recursos e conseguindo parcerias importantes como esta com o Sindicato, para superar as burocracias e atingir o objetivo principal que  é melhorar a vida de todos. “Esta ação realizada  hoje é maior do que possamos imaginar, pois mudará a vida destas 18 famílias,  dando-as  condições dignas do acesso a terra e realizando um sonho, que só foi possível graças ao empenho de todos.”




O Agricultor Luiz Manuel Pessoa, de 63 anos, representando todos os beneficiários presentes,  recebeu das mãos do Prefeito e da Presidente do Sindicato a escritura. “Passei minha vida trabalhando nas terras dos outros, mas graças a Deus e o apoio de todos, este ano vou poder colocar o meu roçado dentro da minha propriedade. Comemorou o Sr. Luiz.