sexta-feira, 6 de março de 2015

APROTAQ e Secretaria de agricultura e Pecuária participam de reunião da Rede de Turismo Rural de Pernambuco.

No último dia 03 de março aconteceu na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru uma reunião da Rede do Turismo Rural de Pernambuco que foi coordenada pelo Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - PRORURAL, através da Consultora Maria Sarah Cordeiro Vital. Na ocasião foi apresentado o Grupo de trabalho de Governança da Rede, que é formado por representação de entidades Civis (Associações ,Conselho) e entidades Governamentais (Secretarias de Turismo ou Agricultura entre outras).


O governo do estado através do PRORURAL fez um levantamento de municípios com potenciais para o Turismo Rural e criou a rede que hoje é composta pelos municípios de Gravatá de Bezerros, Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Saloá, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Bonito, São Caetano e Lagoa dos Gatos.
O grupo reúne-se mensalmente para discutir ações que possam estruturar os municípios e as comunidades rurais organizadas em Associações, para que seja possível desenvolver o turismo rural em Pernambuco. Para a construção do projeto enviou consultores a Santa Catarina, onde esta atividade já é uma experiência exitosa e as famílias geram renda recebendo os turistas nas suas propriedades, bem como da experiência de viver o dia a dia do campo.
A próxima reunião  acontecerá no dia 07 de abril na cidade de Lagoa dos Gatos,onde os municípios devem apresentar projetos para apreciação e aprovação da plenária. Estes projetos podem ser de infraestrutura Hídrica, Saneamento Básico, Melhoria de Acesso com estradas e bueiras, bem como melhoria de infraestrutura de pontos, projetos produtivos a exemplo de restaurantes e alojamentos, etc.  A única condição exigida pelo programa é que a área onde seja construída ou investido os recursos sejam áreas de uso coletivo da Associação.
A  Turismologa e ambientalista Angela Leony  que veio a região alugar uma Toyota Bandeirante que será utilizada para passeios com turistas na chapada diamantina na Bahia, externou em suas palavras a experiência que tem com o turismo Rural e também de outras modalidades que hoje são o turismo ecológico e agroecológico, onde as pessoas procuram mais que a vida no campo, elas buscam a harmonia com a natureza, através de  ações que preservem o meio ambiente e este potencial é encontrado na rede do Turismo de Pernambuco.
O Sr. Manuel Floriano (Nezo do Café ) no decorrer da reunião apresentou a embalagem do café orgânico da Associação dos produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte - APROTAQ, e externou a importância das  parcerias com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte , com o Instituto Agronômico Pernambucano - IPA  e o Conselho  que possibilitam beneficiar os agricultores familiares e agregar valor ao seu produto.

Na ocasião o Secretário de Agricultura Júlio César em conjunto com os representantes da Associação dos Produtores Orgânicos, agendaram com o empresário Geraldo Pereira uma visita a Taquaritinga Do Norte, com o intuito de criar um roteiro que mostre as belezas de nosso município, valorizando a agricultura familiar e que possa mostrar o processo de produção do nosso café desde o plantio, colheita, torrefação e degustação da nossa culinária.