terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Secretário de Agricultura e Pecuária de Taquaritinga do Norte participa de capacitação em Serra Talhada


Durante os dias 10 e 11 do corrente mês o secretário de agricultura e pecuária de Taquaritinga do Norte o Sr. Júlio Cesar, juntamente com Evanduir Neri que é Engenheiro Agrônomo contratado pelo SEAPE para dar assistência técnicas aos agricultores  do município, participaram de uma capacitação de manejo florestal da caatinga realizada na cidade de Serra Talhada  pelo Instituto de Terras e reforma Agrária do Estado de Pernambuco – ITERPE, em conjunto com a Associação Plantas do Nordeste – APNE.
O evento visou apresentar a atividade do manejo florestal como alternativa produtiva em Unidades Produtivas do Crédito Fundiário, a partir de mais de 8 (oito) anos de experiências no Estado, bem como discutir oportunidades e estratégias da sua inserção no Programa Nacional do Crédito Fundiário no semiárido.


Taquaritinga do Norte tem 04 unidades produtivas do Programa Nacional de Credito Fundiário já implantados que são : Assentamento Jaburu de Baixo, Assentamento Monteiro, Assentamento Fazenda Bom Nome e Assentamento Fazenda Nova Esperança e encontra-se com as propriedades Fazenda São Judas Tadeu e Fazenda Algodão/Grude com toda documentação no Banco do Nordeste para liberação de recurso.
Durante a capacitação foi realizada uma visita ao Assentamento Barra Funda, onde agricultores produzem hortaliças ,caprinos e madeira através do manejo florestal, contando com a  presença do Coordenador do Crédito Fundiário – CCF Francisco das Chagas Ribeiro Filho que apresentou as novas regras do programa e a importância do manejo Florestal para unidades produtivas,  e  falou do cadastro Ambiental Rural – CAR que deve ser realizado em todas as propriedades rurais do Brasil ate maio de 2015.


Drª. Andréia de Lira Coordenadora regional que também estava presente falou das unidades produtivas de Taquaritinga do Norte, onde existe um trabalho voltado para a geração de renda das famílias assentadas que vem garantindo a adimplência do município, graças a Assistência técnica e a parceria que as Associações tem com o Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, com o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA, Sindicatos e o Conselho.
Durante a capacitação o engenheiro Agrônomo Evanduir Neri observou que as práticas de manejo da caatinga desenvolvidas no Sertão podem ajudar as famílias de Taquaritinga do Norte, pois uma grande parte do município dispõe do Bioma caatinga e as técnicas de geração de renda com cortes seletivos, podem garantir estacas, carvão, madeira que irão gerar renda sem agredir o meio ambiente.

Para o Secretario de Agricultura Júlio César todo conhecimento é importante para a sustentabilidade das famílias, pois não adianta conseguir terras sem assessoria técnica e é com as experiências exitosas de outras regiões, que podemos adaptar e planejar ações para melhorar a vida dos agricultores familiares.