quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Reunião da Cadeia Produtiva do Turismo Rural do Agreste de Pernambuco.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária juntamente com a Associação dos Produtores Orgânicos participaram de uma reunião da cadeia produtiva do Turismo Rural do Agreste de Pernambuco.

Na ocasião foi escolhido o grupo responsável por coordenar as ações, mobilizar as entidades e municípios envolvidos, além de organizar as documentações.



Esta rede é de suma importância para o fortalecimento do turismo rural principalmente o desenvolvido pela agricultura familiar. O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – PRORURAL, irá disponibilizar um milhão de reais para realização de projetos que possam melhorar a infra estrutura das propriedades dos agricultores familiares para receber os turistas, aproveitando as potencialidades naturais, culturais e econômicas, bem como  focando na melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas.



Taquaritinga do Norte tem um grande potencial para o turismo rural, pois esta localizada em um brejo de altitude que dispõe de mirantes, riachos com bicas e principalmente  o café orgânico que é visto como um produto diferenciado, que desperta o interesse das pessoas para conhecer os sítios e a história deste bem que eleva o nome do município ao cenário internacional.


Diversos agricultores da cidade trabalham com a produção de café orgânico como é o caso de Dona Raimunda filha do Sr. Geraldo Marques, que tem uma propriedade localizado no Sitio São Braz, onde produz café orgânico de forma tradicional preservando a cultura e a originalidade das propriedades.  Este projeto vai ajudar a todos da associação pois temos um grupo de agricultores organizado e a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte –APROTAQ, tem uma torrefação que favorece a criação de uma rota para o turista conhecer de perto os sítios com seus cafezais e as belezas do nosso município.