terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Taquaritinga do Norte

Aconteceu na última quinta-feira (05), uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Taquaritinga do Norte – PE, que contou com a presença de mais de 20 associações rurais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Departamento de Meio Ambiente , Programa Estadual de Apoio ao Pequeno produtor Rural ( PRORURAL), do Centro Sabiá, bem como vereadores e secretários municipais.


Um dos assuntos pautados foi o  programa Garantia Safra 2014 e 2015, na ocasião o coordenador do conselho externou todos os problemas enfrentados no ano de 2014, frisando que o prefeito José Evilásio foi à Brasília resolver problemas do município, dentre eles a liberação do Garantia Safra junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) , que em contatos posteriores já externou interesse de liberar os recursos para as famílias de Taquaritinga do Norte.

O técnico do PRORURAL Sr. Jurací, ao falar das ações desenvolvidas no município referiu-se aos projetos da comunidade de Serra dos Bois e do Abatedouro. Na última segunda-feira(09), aconteceu também uma reunião com o novo coordenador do PRORURAL na capital pernambucana, visando resolver pendencias e concluir este importante projeto para o desenvolvimento da agricultura familiar.

No prosseguimento da reunião o representante do projeto Sabiá o Sr. Everton, falou sobre os trabalhos da assistência técnica em agro ecologia que recentemente passou a contar com a   inclusão da Associação Nossa Senhora Aparecida do sítio Pé de Serra, passando a fazer  o acompanhamento de 30 famílias.

 No decorrer da reunião as  Associações receberam orientações referente aos programas Terra Pronta e Distribuição de Sementes e o Conselho prestou conta do trabalho realizado com a máquina retroescavadeira na limpeza de barreiros, através da parceria entre o Conselho, os agricultores e o governo municipal. 


O Sr. George representante do Departamento de Meio Ambiente convidou a todos para participar de um evento que será realizado no dia 25 e 26 deste mês no Hotel Jorge Eduardo promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para tratar das áreas vulneráveis a Desertificação.