terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Secretaria de Agricultura e Pecuária realizou mais um curso através da parceria co o SENAR (Serviço Nacional de aprendizagem rural).

Aconteceu do dia 04 ao dia 06 de dezembro do corrente ano o curso de suinocultura na comunidade do sitio Situação ,onde os agricultores receberam treinamentos voltados para a  criação de suínos, eles aprenderam como gerenciar suas propriedades com temáticas que visão um melhor aproveitamento dos produtos, e um menor desperdício de matéria prima. No curso os agricultores também virão a importância do manejo sanitário das instalações, as principais vacinas e o modo de aplicação para manter os animais sadios, praticas de castração,corte das presas e do rabo dos suínos,estes manejos são necessários para que se possa obter bons resultados econômicos,garantindo uma boa qualidade do produto final.


A criação de Suínos vem tendo um crescimento considerável na zona rural de Taquaritinga do Norte,tendo em vista que este tipo de atividade sempre fez parte da cultura dos agricultores pois no passado o suíno era sevado para a produção de carne e banha, pois não existiam os óleos vegetais que temos hoje em dia, com isto era comum encontrar chiqueiros de porcos nas propriedades. 



Esta cultura vem passando de geração em geração mas nos últimos tempos o mercado vem exigindo produtos com melhor qualidade, ou seja animais com menor teor de gordura na carcaça, animais com procedência que venham de criatórios limpos livres de contaminação. 

A SEAPE vendo um grande numero de agricultores criando suínos no nosso município provocou os agricultores a solicitarem um curso para melhorar os conhecimentos e buscarem novas tecnologias que garantam um aumento da qualidade e da produtividade do rebanho,consequentemente possa melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias.     

Assessoria de Comunicação