terça-feira, 11 de novembro de 2014

PREFEITURA DE TAQUARITINGA DO NORTE ADERE A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria da Saúde, aderiu à campanha “Novembro Azul”, que tem por objetivo mobilizar a sociedade para a importância da prevenção de doenças que mais matam os homens, incentivando a realização de exames periodicamente, em especial para detectar o câncer de próstata.  Também comemora-se neste mês no dia 14 de Novembro o Dia Mundial do Diabetes.

Nos próximos dias todas as unidades básicas de saúde estarão realizando atendimentos específicos à saúde dos homens principalmente em relação ao rastreamento de sintomas que podem aumentar o risco de câncer de próstata, hereditariedade (pai, irmão e tio), raça: (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade. 

Lembrando que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, dever ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além de fazerem o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).