quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O CONIAPE realiza Reunião Ordinária para tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, através de seu representante, José Evilásio de Araújo – Presidente do CONIAPE e prefeito de Taquaritinga do Norte, realizou na manha desta terça-feira (11), a Reunião Ordinária para tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A reunião aconteceu no Auditório do Hotel Eduardo de Castro que fica localizado na cidade Caruaru-PE.

O presidente do CONIAPE, Sr. José Evilásio iniciou a reunião ressaltando a importância das ações consorciadas, objetivando resolver as situações de resíduos sólidos nos municípios e pediu uma maior colaboração por parte dos prefeitos consorciados.




Em seguida, a reunião prosseguiu com a condução da Secretária Executiva do Consórcio, Dra Edjane Monteiro. Na ocasião foi informado sobre o monitoramento das ações e prazos impostos pelo Termo de Compromisso Ambiental estabelecido pelo Ministério Público, também foram entregues os relatórios preliminares do IDEST – Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico aos Municípios; Deliberações sobre a inclusão dos Municípios em projetos para arrecadação do ICMS Verde.
Na oportunidade, a reunião contou a presença do ilustre Dr. André Felipe, coordenador do CAOP – Centro de Apoio ao Ministério Público-Meio Ambiente, o mesmo concedeu explicações sobre o acompanhamento da tabela de monitoramento do TCA – Termo de Ajuste Ambiental e falou sobre as vantagens para os Municípios que aderiram ao mesmo. Dr André também explicou, caso do Município não assinar, o que irá acontecer do ponto de vista jurídico e criminal.
“Os aspectos essenciais para o sucesso deste consorcio são o Pensamento sistêmico, a responsabilidade social, cultura de inovação, poder de liderança, o desenvolvimento de parcerias, a gestão gerencial, reunindo todos esses aspectos o CONIAPE é considerado uma referencia no estado”, ressaltou o Dr. André Felipe.
A reunião contou com a presença de nove prefeitos dos Municípios Consorciados, José Evilásio de Araújo (Taquaritinga do Norte), Túlio José Vieira Duda (Surubim), José da Silva Neves Filho (São Caetano), Daniel Pereira de Almeida (Vertentes do Lério), Mario Mota Limeira Filho (Riacho das Almas), Alex Robevan (Santa Maria do Cambucá), Maria Rosineide (Casinhas), Luiz Severino da Silva (Frei Miguelinho), Jonatas Miguel (Bom Jardim), o representante do Prefeito Severino Otávio da cidade de Bezerros, Sr. Ademário Prazeres o qual ressaltou a importância da reunião bem como uma futura inclusão da cidade a qual ele representa ao CONIAPE.
Durante a reunião foi lançado o site oficial do CONIAPE, com o acompanhamento de cada município-membro e implementação de mídias sociais tais como, Facebook, Twitter além do próprio site: http://www.consorcioconiape.pe.gov.br/
Assessoria de Comunicação