quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Hanseníase é tema de capacitação para profissionais de saúde em Taquaritinga do Norte


Esta acontecendo hoje (17) na sede do Governo Municipal mais uma capacitação voltada para os agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas e alguns médicos lotados na Secretária de saúde e Meio Ambiente com a temática hanseníase.

As palestras estão sendo ministradas pela enfermeira sanitarista Ivaneide Moraes e o Infectologista Ailton Romero e tem como proposta prioritária capacitar os profissionais para diagnosticar a doença precocemente.

“A Hanseníase é uma doença de alta complexidade, mas de fácil diagnóstico. A nossa proposta é que consigamos detectar rapidamente os sintomas da doença nos pacientes para logo encaminha-los para o tratamento”, completou a enfermeira sanitarista Ivaneide Moraes.




Saiba mais:

A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.