quinta-feira, 5 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente terá distribuição de mudas de plantas à população nortetaquaritinguense


Despertar a conscientização e educação ambiental tem sido um constante trabalho da Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. Por este motivo, durante esta semana que se comemora a semana do meio ambiente a Secretaria de Saúde irá distribuir mudas de plantas das espécies Leucena, Nim e Gliricídia para toda polução nortetaquaritinguense.
Os interessados devem se dirigir até a sede da Secretaria e Postos de Saúde, localizada nas proximidades do Hospital Geral Severino Pereira da Silva para buscar suas mudas. “Estamos distribuindo estas mudas de plantas para que a população possa ajudar a contribuir com o  reflorestamento de nossa cidade, além de despertar em todos a importância da preservação dos nossos bens naturais”, destacou o Secretário de saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.
A distribuição inicia hoje (05), data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até a sexta – feira (06).

Saiba mais:

Leucena (Leucaena leucocephala.), é uma planta nativa da America central. É uma leguminosa perene, altamente palatável para o gado, e sua tolerância à seca é de grande relevância para ser empregada nos sistemas de alimentação do rebanho no Brasil Central. Pode chegar até 3 metros de altura.

Nim
O Nim é uma árvore milenar, nativa da Índia, que vem sendo utilizada há séculos para os mais variados fins. Suas atividades medicinais e praguicidas têm sido fonte de grande interesse na pesquisa científica. A planta fornece grande número de metabólitos secundários com atividade biológica, sendo a azadiractina considerada de maior importância ecológica. A pesquisa envolvendo a planta vem crescendo nos últimos anos, devido à procura por métodos ambientalmente seguros no controle de pragas, sendo evidente que a árvore pode desempenhar um papel importante no manejo integrado de sistemas, e também devido aos seus comprovados efeitos medicinais.
Gliricídia.


A gliricídia (Gliricidia sepium) é uma árvore pouco conhecida no Brasil. Nativa do México e da América Central, onde tem nomes como coiote, madre de cacau e mata raton, é usada tradicionalmente nessas regiões para sombrear cafezais e cacaueiros e como suporte em plantações de baunilha. De porte médio, atinge no máximo 15 metros de altura e diâmetro do caule entre 30 e 40 centímetros, As flores possuem cor rósea e aparecem no início da primavera, antes das folhas brotarem, os frutos têm a forma de vagem. O nome gliricídia vem do latim glis (rato) e caedo (matar), referência ao uso popular do pó da casca como veneno para ratos.