domingo, 27 de abril de 2014

Entrevista com o Secretário de Gestão Pública



Na última semana a nossa equipe entrevistou o Secretário de Gestão Pública , Jurandir Coelho.

Confira abaixo os principais tópicos da entrevista :

O QUE  SEGEP?

SEGEP – Secretaria Municipal de Gestão Pública criada pela Lei Municipal Nro. 1.750/2013 . Visa fortalecer a capacidade de governar buscando inovações a serem implementadas pelo Poder Público.  A pasta tem papel integrador entre as Secretarias Municipais e o gestor público contribuindo com a modernização, eficácia e eficiência da administração municipal. Neste sentido a SEGEP implantou por determinação do Prefeito  a Gestão Participativa Integrada, que tem por meta criar mecanismos que venham monitorar as metas prioritárias eleitas em reuniões administrativas e cujos resultados são apresentados  a cada quadrimestre. O Modelo de Gestão tem por base observar as ações eleitas por ocasião das audiências públicas do orçamento participativo e o plano de governo, alinhado ao Orçamento Fiscal do Município.

CONCURSO PÚBLICO ?

Na programação de metas para este 1º quadrimestre de 2014, consta como um dos Planos Operativos da Secretaria de Educação a realização de Concurso Público, julgo que em breve a Prefeitura possa realizar afim de preenchimento de vagas no quadro efetivo do município. Acredito que nas próximas reuniões de monitoramento das ações este assunto venha a pauta.

PONTOS FORTE DO GOVERNO?

O Governo do Município tem ousado em ações importantes administrando os recursos de forma a atender da melhor maneira o povo.
Posso enumerar algumas, dentre tantas:
1)      Calçamento (escadaria do alto da cocada) até o Cruzeiro;
2)      O Governo que mais investiu em saneamento básico e calçamento de ruas;
3)      Cobertura do canal da Beira Rio  (1ª. Etapa);
4)      Aquisição de ambulâncias Ok e frota de veículos para serviço público;
5)      Acesso pavimentado para Gravatá do Ibiapina (Parceria com Governo Estadual)
6)      Construção e reformas de Postos de Saúde em várias localidades;
7)      Construção Academia Cidades (em parceria com Governo Estadual);
8)      Construção Academia Saude Beira Rio ( em parceria Governo Federal);
9)      Construção Creche em Pão de Açúcar (parceria Governo Federal);
10)   Aquisição com Recursos Próprios o Prédio do  Antigo Colégio Cenecista.

FALHAS DO GOVERNO?

Na verdade para apontar falhas seriam muitas, afinal quem não falha?  No entanto precisamos ser sinceros em afirmar que o Governo de Evilásio e Lero acertou mais do que errou.
Tenho visto muitas criticas, contudo é importante observar se as criticas são construtivas ou simplesmente atos de politicagem.  As vezes  se fala muito e depois tem que calar;  pois é como diz o provérbio  “ o apressado come cru “.   Neste governo o povo aprendeu a cobrar porque viu que tem sido feito e ai todo mundo quer  vê logo atendido o calçamento de sua rua, o saneamento, a estrada  por aí  vai...

PRIORIDADE EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?

Todos os serviços são importantes, contudo a Educação e Saúde além de políticas que venham melhorar o Turismo em nosso caso, considero como importante demais.

PROJETO POLITICO E UMA FUTURA CANDIDATURA ?

Entendo que o Brasil  há  muito  vive a febre da “política partidária” sem cessar. O povo nem sequer passa a  ajudar e acompanhar aquele que é eleito. No outro dia,  já  tem nomes e nomes lançados para disputa eleitoral.  Vejo isto prejudicial.  Cada coisa no seu tempo. O tempo agora é de ajudar o Prefeito Evilásio e Lero  na administração  do Município.

A MAIOR CARÊNCIA DO MUNICÍPIO?

Veja, um município como o nosso e muitos outros que dependem basicamente do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)   o momento é de dificuldades e neste tempo a carência aumenta em todas as áreas.  Entenda: Um exemplo hoje é o repasse dos valores para Educação que não dá para pagar aquilo que é determinado na legislação;  arcamos com uma carga previdenciária pesada e a cada dia mais e mais obrigações são colocadas para o município.  É necessário a cada dia usar de criatividade e também buscar junto aos nossos representantes, principalmente na esfera federal, alternativas para mudar o modelo de sustentação financeira adotado para nós. Assim poderemos suprir melhor as carências observadas junto ao povo.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PREFEITO EVILÁSIO?


Boa.  Na experiência que acumulei ao longo de várias administrações, trabalhando com cinco prefeitos (entre eles Evilásio),  vi na sua gestão pontos positivos que superam os negativos, como determinação, ousadia, coragem, honestidade e vontade de fazer as coisas para o povo. Por isto mesmo o Alto da Cocada está calçado e as ruas estão sendo calçadas, as pessoas idosas recebendo atenção com Políticas Públicas, aquisição do Prédio do Antigo Cenecista , Cobertura do Canal Beira Rio, asfaltamento da entrada de Gravatá do Ibiapina, Construção e reformas de Posto de Saúde, Creche e praças em Pão de Açúcar, e várias ações em todos os recantos do Município, etc.   É  importante observar que a minha avaliação é nada diante da avaliação popular, assim  só as urnas podem  avaliar.  Uma coisa já vimos:  na primeira avaliação o povo carimbou  nas urnas  com esmagador resultado positivo.  Prá frente quem viver verá!