quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Nota de esclarecimento – SAMU Taquaritinga do Norte


Em resposta a matéria pública na data 19/02/2014 no Blog de Junior Albuquerque intitulada: “SAMU de Taquaritinga leva pacientes para Santa Cruz. Será que por falta de médico em Taquaritinga do Norte?” gostaríamos de esclarecer algumas inverdades contidas na postagem.

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado após chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante.

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade. Não sendo o condutor nem os profissionais da saúde lotados na unidade, os responsáveis pela escolha da Unidade de Saúde que receberá o paciente em atendimento.

Por este motivo, o paciente levado pelo SAMU Taquaritinga ao Hospital Raimundo Aragão na cidade de santa Cruz do Capibaribe, não foi por falta de plantonistas no Hospital Geral Severino Pereira e sim por recomendação da central do SAMU. Na ocasião o Hospital Geral Severino Pereira da Silva contava com os Clínicos Gerais Dr. Roberom e Dr. Rômulo além do cirurgião Dr. Ricardo.

Só frisando que Hospital Geral Severino Pereira da Silva possui plantonistas diariamente, e diversas especialidades médicas, sempre com o intuito de ofertar o melhor a todos que forem em busca de atendimento na unidade. Estamos abertos a qualquer esclarecimento, uma vez que é dever de todo bom profissional de imprensa apurar os fatos antes de publicar inverdades sem ouvir as partes envolvidas.