quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Agricultores de Taquaritinga do Norte participam de oficina de arranjo produtivo da Fruticultura no Centro de Treinamento do IPA em Carpina.


Representantes da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga , Associação dos Agricultores de Mateus Vieira,do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Agricultura e Pecuária  participaram da 2ª oficina da Cadeia produtiva da Fruticultura promovida pelo PRORURAL.
O governo do Estado através do PRORURAL esta realizando as oficinas visando fortalecer os arranjos produtivos de forma regionalizada, aproveitando as experiências exitosas de cada município e buscando resolver problemas comuns a todos otimizando recursos e ações que possam melhorar a produtividade e a infra estrutura desde as estradas a parte de beneficiamento com implantação de agro industria e a logística de comercialização.

Foi visto que em todos os municípios existe desperdício de frutas principalmente o caju e a manga que no período das safras é comum ver  estes dois frutos virando adubo orgânico pois o agricultor não tem como comercializá-los sendo necessário o beneficiamento para venda da polpas e de doces principalmente para o mercado institucional ou seja para PAA e para o PNAE. Com os investimentos certos podemos evitar o desperdício e gerar renda para as famílias de forma sustentável.