segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PROERD forma a primeira turma na Dália da Serra

Na tarde desta sexta-feira (04/10), foi realizada em Taquaritinga do Norte a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), numa parceria vitoriosa da Polícia Militar com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC).
Na ocasião 450 alunos das escolas municipais que participaram das aulas ministradas pela policial Fátima e demais soldados do PROERD, receberam os seus certificados na solenidade que foi realizada no Badabarreira, marcada por apresentações culturais e pelo trabalho de conscientização que é realizado através deste programa que alerta as crianças e adolescentes sobre os riscos existentes no mundo das drogas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las, sendo o mesmo um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, atendendo a sua missão institucional e proporcionando o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e feliz.
A solenidade contou com as presenças do Prefeito Evilásio Araújo e da Primeira Dama Eva Casé, do Vice-Prefeito Lero, do Vereador Gilson Carlos, da Secretária de Educação Ilka Paloma, do Ex Vereador Manoel de Gunde, da Diretora e da Vice-Diretora da Escola Gilzenete Guerra, Carmem Edvirges e Maria Claucideia respectivamente, do diretor do CAIC Marcos Augusto, do Capitão Josivaldo e de outras autoridades civis e militares. 
“Desenvolver a educação cidadã, voltada e trabalhada para o crescimento e o fortalecimento das nossas crianças é o nosso principal objetivo, por isso buscamos parcerias como esta que proporcione o engrandecimento dos nossos alunos”, frisou a Secretária Ilka Paloma.
O Prefeito Evilásio participou ativamente de todas as atividades da solenidade e destacou a importância do PROERD. “Ficamos felizes em podermos proporcionar melhores condições de vida ao nosso povo, especialmente as nossas crianças, onde destaco que o raio de atuação deste programa não ficou restrito apenas a sede, mais atendeu todos os recantos de nosso município”, pontuou o Gestor.