terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nota de esclarecimento - Hospital Geral Severino Pereira da Silva


Em resposta a matérias veiculadas em alguns blogs da região sobre a situação da saúde em Taquaritinga do Norte, gostaríamos de esclarecer alguns fatos inverídicos presentes nas publicações. O Hospital Geral Severino Pereira da Silva sempre vem realizando um atendimento de qualidade a todos que procuram a Instituição, sendo considerado uma referência em nossa região por possuir uma boa estrutura e diversas especialidades medicas.

O fato retratado no Blog não condiz com a realidade existente, uma vez que na noite de ontem (28) um grave acidente aconteceu na PE 130 e todo atendimento de emergência foi feito no Hospital Geral Severino Pereira. Como o paciente estava muito grave, teve que ser transferido as pressas para o Hospital Regional do Agreste na cidade de Caruaru, sendo necessário por normas do SAMU e de acordo com a Resolução do CFM nº1.672/2003 que trata do transporte inter-hospitalar de paciente onde diz que o sistema de transporte inter-hospitalar de pacientes deverá ser efetuado conforme o estabelecido no art. 1º da referida Resolução e na situação em tela devemos levar em consideração parte de dois incisos, quais sejam o III - Pacientes graves ou de risco devem ser removidos acompanhados de equipe composta por tripulação mínima de um médico, um profissional de enfermagem e motorista, em ambulância de suporte avançado. E VIII - A responsabilidade inicial da remoção é do médico transferente, assistente ou substituto, até que o paciente seja efetivamente recebido pelo médico receptor. 

Por este motivo o plantão no Hospital foi fechado temporariamente, enquanto o profissional retornasse. Neste pequeno período de tempo chegou uma criança a Instituição em busca de atendimento, como o médico tinha se ausentado, os profissionais de saúde que se encontravam no Hospital agiram e levaram a criança para o centro médico mais próximo, no caso o Hospital Materno Infantil de Santa Cruz do Capibaribe, o qual fez todo atendimento.

Só destacando que o Hospital Geral Severino Pereira da Silva atende uma média de mais de 4500 pacientes/ mês em diversas especialidades e de várias cidades da região e de outros estados. Estamos abertos a qualquer esclarecimento, uma vez que é dever de todo bom profissional de imprensa apurar os fatos antes de publicar inverdades sem ouvir as partes envolvidas.

Assessoria de Comunicação