domingo, 6 de outubro de 2013

Fome Zero Animal expande suas ações na Dália da Serra

O Programa Fome Zero Animal, implantado pela Secretaria municipal de Agricultura e pecuária de Taquaritinga do Norte segue a todo vapor! A busca de alternativas que possibilitem a convivência com os longos períodos de estiagem que acometem a região semiárida do município tem proporcionado o desenvolvimento de ações que vem contribuindo com grandes melhorias de vida para o homem do campo na Dália da Serra.
Uma destas ações quem vem se destacando é a silagem, método através do qual os produtores armazenam em silos (depósitos subterrâneos ou de lona) ração vegetal triturada composta a base de milho, sorgo e outras forrageiras e leguminosas que são trituradas e colocadas nestes depósitos em um ambiente onde o ar é retirado através da compactação garantindo assim o armazenamento de ração de alto conteúdo proteico para o rebanho durante o período de seca.
A parceria consiste em a Prefeitura disponibilizar a ensiladeira e a assistência técnica e os produtores entram com o combustível e com a mão de obra, tendo esta ação já resultado no enchimento de 20 silos que garantirão aos seus proprietários o total de pouco mais de 400 toneladas de silagem para a alimentação de seus rebanhos.
“Ações deste porte tem possibilitado a manutenção de nosso rebanho e a geração de carne e leite durante o período de estiagem, garantindo assim que o homem do campo não tenha prejuízo e consiga conviver com a seca mesmo nos piores períodos”, declarou o Secretário Júlio Cesar.