segunda-feira, 28 de outubro de 2013

1º Encontro de Cafeicultores de Taquaritinga do Norte: EXALTA A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ ORGÂNICO


Com o objetivo de fortalecer o café orgânico do Município, aprimorar conhecimentos, firmar parcerias e discutir ações que visem alavancar a economia cafeeira, foi realizado na noite do último sábado (26.10), na Pousada Várzea Grande em Taquaritinga do Norte - PE, o 1º ENCONTRO DE CAFEICULTORES, o evento foi promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAPE).

O evento recebeu os cafeicultores da Dália da Serra e de outros Municípios, que prestigiaram e fizeram parte do evento que veio para consolidar o espaço adequado para debater o setor. O prefeito Evilásio Araújo, esteve presente acompanhado da Secretária de Chefia de Gabinete, Deyze Cabral, e do Secretário de Gestão Pública, Jurandir Coelho, e o evento também contou com a presença de outras autoridades e servidores municipais.   


O Encontro foi aberto pela Secretária de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico, Magda Lucélia, que deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância do encontro para o turismo e desenvolvimento econômico, bem como para agricultura do Município. Em seguinda discorreu sobre os encaminhamentos que seriam tomados e a apresentação dos palestrantes do encontro.


O prefeito José Evilásio de Araújo marcou presença ao evento e fez questão de dizer que a prefeitura dará o apoio total esses encontros e que outras edições irão acontecer. “Eventos como esse sempre vem para fortalecer uma das nossas principais culturas, que é o café, e ao mesmo tempo fortalecemos nossa agricultura e a economia local”, declarou o prefeito. Outro assunto que foi recebido com entusiasmos foi o anuncio por ocasião do encontro de mais uma evento no município, o Café Agosto, evento que irá divulgar o nosso café e que será realizado sempre antes da Festa das Dálias.



Os palestrantes foram o Secretário de Agricultura e Pecuária e presidente da Associação dos Cafeicultores de Taquaritinga do Norte, Júlio César Pontes, que falou da importância do evento e divulgou algumas informações acerca da cultura do café orgânico cultivado em Taquaritinga do Norte, como sendo um produto de alta qualidade, por trata-se de café sombreado do tipo arábica. Outro palestrante desse encontro foi o Chefe do Escritório Municipal do Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA), Evandro Bezerra, que divulgou dados estatísticos, estudos e ações que devem ser desenvolvidas para melhor os resultados do café em nossa cidade, além de trazer informações acerca das demais regiões do Estado e do País.



O 1º Encontro de Cafeicultores de Taquaritinga do Norte teve participação dos principais cafeicultores da cidade, entre eles, Paulo Aragão, José Lins, Edvaldo Correa, Eronides Leandro, Nézio e Tatiane e da produtora rural canadense Elisabeth, que atualmente reside em Brejo da Madre de Deus, e participou do encontro. Na ocasião, o produtor de café orgânico, Paulo Aragão, alertou que cada produtor deve cuidar bem do seu cafezal para que ele não seja extinto. “Se não cuidarmos das nossas plantações ela irá fazer falta a todos nós”, disparou o cafeicultor, que ainda cobrou ações mais efetivas por parte do poder público para fortalecer atividade e recebeu do Prefeito Evilásio Araújo, a garantia de apoio para o setor.


Durante o evento foi realizado exposições dos produtores de café orgânico de Taquaritinga do Norte, e dos diversos produtos derivados do café, como licores, trufas, bolos, doces e outras iguarias. O Grupo Três Corações (Café Santa Clara) empresa de torrefação de nível nacional, teve papel importante, sendo um grande parceiro do encontro e fez demonstração dos seus produtos e de tecnologias do ramo. Outro ponto em destaque foi de presença de barista, profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais) e que também trabalha com bebidas baseadas no café e ressaltou a qualidade do café nortetaquaritinguense.




No dia seguinte (27/10) finalizando o encontro, foi realizada uma visita a plantação de café na propriedade de Paulo Aragão, onde puderam conhecer melhor sobre a colheita, o cultivo, moagem e torrefação do café orgânico. 

SEAPE/SETURDE