quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SECSAU realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde e Meio Ambiente

Foi realizada ontem (17) no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores Miguel Lucas de Araújo, a 3ª Conferência Municipal de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte, evento que contou com a participação do Prefeito Evilásio Araújo,Primeira Dama Eva Casé, dos secretários municipais, representante da GERES, autoridades da saúde no Município, agentes comunitários de saúde e a presença também de líderes comunitários e do público em geral.
A mesa de debates foi composta pelo Prefeito e da Primeira Dama, pelos Secretários Maria de Lourdes Malaquias (SEFIN), Deyze Barbosa (GABINETE), Ronaldo Veiga (SECSAU), Ronaldo César (SEGEP em exercício), Eudes Coelho (Representante da SEARP) Veroneide Santos (SEAD), Magda Lucélia (SETURDE) e Joevanusa Soares (UCI) e também por profissionais da saúde, onde se destacaram o Coordenador técnico da IV GERES ,Efrain Naftali, a coordenadora de Saúde Polyana Santana, Shirley Feitosa (Presidente da Fundata), Diego Marans (Diretor Administrativo - FUNDATA), Doutor Genésio de Oliveira (Diretor Clínico da FUNDATA) além do Vereador Gilson Carlos (Líder do Governo) e da Vereadora e Presidente da Câmara Rogéria Coelho.
Participaram também do evento o Coordenador em Saúde Bucal Douglas César, a enfermeira-chefe Gilvânia Venâncio e os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde Katiane Dantas e Iraktan Cícero.Outras personalidades que também prestigiaram o evento foram o médico Roberon Inácio e o Vereador Irmão Ezequias.
 Logo após a execução dos hinos oficiais, o Secretário de Saúde Ronaldo Veiga saudou a todos e ressaltou da importância desse evento para Taquaritinga. Ele também falou das conquistas da Secretaria de Saúde como melhorias nos repasses para o Hospital Geral Severino Pereira e a doação de uma ambulância para auxiliar ainda mais aos enfermos que precisam daquele nosocômio.
Em seguida, a Vereadora Rogéria Coelho também saudou a todos e lembrou da dificuldade da Saúde no nosso País, problema enfrentado por todos, e ao mesmo tempo elogiou a contração de um neurologista para o Hospital Geral. Logo depois os presentes puderam ouvir o Prefeito do Município que deu as boas vindas aos presentes e destacou a grande importância do Orçamento Participativo que vem ouvindo o povo sobre as suas mais urgentes necessidades. Ele falou também dos avanços da Saúde em Taquaritinga do Norte. "Apesar da crise nacional em nossa saúde, estamos sempre buscando alternativas para melhorá-la, pensando sempre nos necessitam dela", afirmou o Prefeito. 
Em seguida o mestre de cerimônias Nicácio Figueiredo leu o regimento interno da III Conferência Municipal de Saúde e Meio Ambiente sob a atenção de todos os presentes. Durante o evento também houve a participação de Efrain Naftali, coordenador técnico da IV GERES - PE, que falou inicialmente sobre a importância da integração de todos para a realização de um trabalho satisfatório em nossa Saúde. "No século XXI a Saúde busca alternativas para que as pessoas não adquiram certas doenças, e para que isso aconteça tem que ser feito um trabalho em cima da população, para que se mudem alguns hábitos errados", alertou o Coordenador da GERES. "A questão da atividade física é muito importante para uma vida saudável, como também a participação efetiva das escolas promovendo uma alimentação saudável para as crianças", continuou Efrain. Ele também deixou claro que os hábitos saudáveis das crianças devem ser mudados em casa e na escola, que tem um papel importantíssimo nesse processo.Ainda para Naftali, a integração da população com a Secretaria de Saúde e todas as outras é de suma importância para uma saúde forte.Sobre o meio ambiente ele também falou da importância de um meio ambiente saudável para que todos possam viver bem. Na segunda parte da Conferência foram debatidos entre os componentes da mesa e os presentes os problemas da saúde local, suas carências e possíveis soluções, onde todos puderam participar de forma democrática.
Essas soluções e sugestões serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde para que sejam posteriormente aprovadas. A 3ª Conferência Municipal foi bastante prestigiada por todos que estiveram presentes à Câmara de Vereadores, que estava praticamente lotada.  Esse grande evento com certeza irá contribuir de forma bastante positiva para uma saúde mais estruturada e um meio ambiente mais saudável para todos. E lembre-se, você também tem que fazer a sua parte!! (Por: Carlos Alberto - ASSIMP/PMTN).