terça-feira, 3 de setembro de 2013

SEBRAE e Prefeitura promovem oficina de compras governamentais

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte em parceria com o SEBRAE, realizou nesta terça-feira (2) no Auditório Edivaldo Félix da Silva, a Oficina de Compras Governamentais, que foi voltada para os funcionários da Prefeitura objetivando a capacitação dos mesmos para que eles possam compreender o papel dos agentes públicos no processo de compras governamentais.  Para a orientadora da oficina e consultora do SEBRAE em políticas públicas Vera Cutz e para o consultor Bruno Santana, “os empresários têm que trabalhar para trazer divisas para o município, as ó que a falta de documentação e regularização das empresas é um grande problema que faz com que a economia fique estagnada, se criando um círculo vicioso no ramo onde existe uma menor arrecadação, uma informalidade no segmento das Médias e Pequenas Empresas , uma estagnação econômica e trabalhadores sem direito a previdência social”.
Vale ressaltar que as médias e pequenas empresas são campeãs em geração de renda, e têm o potencial de mudar a economia de um município e de uma região.  Além disso não exigem incentivos fiscais, necessitando apenas de estímulos do setor público. O seu crescimento aumenta a arrecadação de tributos, e promove inclusão social dos cidadãos.
A consultora Vera Cutz, lembrou que é importante que a empresa esteja regularizada, para poder participar da licitação em condições especiais que incluem benefícios às pequenas e médias empresas e que precisam ser garantidos.  Os pontos positivos criados para as pequenas e médias empresas criam um círculo virtuoso que incluem benefícios como: Incentivos às pequenas e médias empresas, aumento da arrecadação, reflexos no F.P.M , reforço no equilíbrio das contas, redução da pobreza e desigualdade e efeitos sociais e econômicos positivos.  Ela também destacou que as pequenas e médias empresas precisam ser valorizadas e regularizadas para que os municípios e as próprias empresas possam evoluir financeiramente. “Cada município precisa rever os seus códigos tributários, para poder dar incentivo aos seus empreendedores”.
Os participantes foram divididos em três grupos e puderam por em prática as atividades vistas na oficina. Foi posto em prática um pregão onde todos puderam optar de maneira bastante produtiva e também foram citados os caminhos que são percorridos em uma licitação, como órgão requisitante, o ordenador de despesas, a Comissão Permanente de Licitação, o órgão contratante e o órgão pagador. Ao final da oficina foram preenchidas fichas de avaliação para que todos optassem sobre o trabalho realizado, onde todos saíram bastante satisfeitos. (Por Carlos Leandro ASSIMP/PMTN)