quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Oficinas culturais movimentam Festa das Dálias

A Festa das Dálias, evento integrante do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), segue a todo vapor com a realização das oficinas culturais: Introdução à Fotografia, Reciclagem: Menos Desperdício, Mais Oportunidade, Grafite Por Toda Parte e Cavalo-Marinho “Trupé e Risadas”. 
A oficina de fotografia é comandada pelo instrutor João Zarai que passa aos participantes técnicas de como usar uma câmera e os seus variados tipos. Na aula inicial ele divulgou imagens de vários tipos de câmeras. Os alunos também terão algumas noções de Fotojornalismo. Segundo o professor, a maneira como se fotografa não deve ser usada de maneira indevida contra alguém. A Oficina de introdução à Fotografia conta também com a participação do assistente da assessoria de fotografia da Secretaria de Cultura do Estado, Geyson Magno e conta com um total de 49 participantes.
Outra Oficina da Festa das Dálias é a de Reciclagem; Menos Desperdício, Mais Oportunidade, ministrada por Bessa Salaberga, que trabalha com reciclagem e passou aos seus alunos a arte de produzir obras com material reciclável como garrafas plásticas e outros produtos que possam ser transformados em objetos criados através da inteligência e criatividade de cada um. O instrutor destacou que ao final da oficina os alunos realizarão uma exposição dos seus trabalhos.  Trinta e sete crianças inscreveram-se nessa oficina, que usa a reciclagem como uma atividade sadia e que cria oportunidades.
A oficina Grafite Por toda Parte comandada por Jackson da Penha incentiva os trabalhos de grafitagem, que é praticado por inúmeras pessoas em várias partes do nosso país. O professor Jackson produzirá um painel interativo criado por todos os participantes.
A outra oficina é voltada para a dança, intitulada Cavalo-Marinho: “Trupé e Pisadas”, e ministrada pelo coreógrafo do Grupo Geração Salu, que traz em movimentos um pouco de pesquisa corporal que deu nome ao novo espetáculo da Cia Geração Salu, “Trupécada”, baseada na vida e obra do Mestre Salustiano, o título do espetáculo nasce da síntese da trupe, pisadas do cavalo-marinho e as pancadas dos maracatus. Essa oficina brinca com o corpo e o ritmo do folguedo, tirando sons característicos da própria dança, não só com os pés, mas outras partes do corpo. Vinte e dois alunos participam dessa oficina.
As oficinas de Fotografia, Reciclagem e Grafite estão acontecendo no Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, no horário das 13 às 17 horas.  A oficina de dança Cavalo Marinho acontece das 14 às 17 horas no Salão do Grande Hotel Jorge Eduardo. Todas irão até a próxima sexta-feira, dia 13 de setembro.  Confira a programação completa da Festa das Dálias no blog Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte. (Por Carlos Alberto – ASSIMP/PMTN)